Conecte-se conosco

Economia

Governo federal lança jogo sobre educação financeira com linguagem de futebol

Inspirado no clima de Copa do Mundo, aplicativo é voltado para famílias inscritas no CadÚnico e tem por objetivo democratizar acesso a esses conhecimentos

salario-minimo-de-r-1-412-come

Foto: Agência Brasil

Já pensou em aprender sobre finanças de um jeito acessível? O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou nesta segunda-feira (dia 9), em São Paulo, o jogo Bate-Bola Financeiro, uma ferramenta educativa que tem o objetivo de promover educação financeira entre pessoas inscritas no Caadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) por meio do futebol.

Funciona assim: a cada pergunta respondida corretamente sobre conceitos básicos de organização financeira, como controle de gastos, planejamento e noções voltadas para pequenos negócios, o time avança em campo até marcar o gol. Se responder errado, não tem problema.

O jogador ganha novas chances de aprender e seguir na partida.

As fases são divididas em nível fácil, médio e difícil, visando um aprendizado gradual. O jogo é voltado para todas as idades.

Inspirado no clima de Copa do Mundo, o aplicativo pode ser acessado gratuitamente pelo celular ou pelo computador, pelo site https://is.gd/te3Ucv

‘Trunfo para democratizar conhecimento’

De acordo com o ministro da pasta, Wellington Dias, o uso do futebol é uma estratégia para ampliar o alcance das ações de educação financeira.

— Já trabalhamos com formação financeira desde 2023, mas a linguagem do futebol é um trunfo para democratizar esse conhecimento, com qualificação, apoio técnico e financiamento a esses empreendedores — explica.

Dias acrescenta que a ferramenta também dialoga com beneficiários do Bolsa Família e do CadÚnico, que já empreendem ou desejam iniciar um pequeno negócio. O objetivo, resumiu, é que “essas pessoas sigam crescendo”.

A afirmação de Dias complementa a visão do secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton de Farias, para quem a capacitação é importante “porque muitos pequenos negócios fracassam justamente pela falta de formação financeira”.

Acredita no Primeiro Passo

O jogo integra a iniciativa do governo federal Acredita no Primeiro Passo, voltado para a inclusão socioeconômica de famílias inscritas no CadÚnico. A ideia é apoiar a geração de renda dos beneficiários através da qualificação profissional, educação financeira, assistência técnica e acesso facilitado ao crédito produtivo.

Com informações do site Extra


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − sete =