Economia
Empregadores têm até 8 de agosto para regularizar declarações da Rais
Informações estão sendo recebidas desde 30 de junho pelo Ministério do Trabalho e Emprego

Empregadores que não enviaram as declarações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), referentes aos anos-base de 1976 a 2022, no prazo regular, têm até o dia 8 de agosto para regularizar a situação. As informações estão sendo recebidas desde 30 de junho pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo a pasta, os dados da Rais de anos anteriores são essenciais para a identificação dos trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/Pasep. O não envio dessas informações pode impedir o recebimento do benefício.
Além disso, a declaração é uma ferramenta importante para o controle da atividade trabalhista no país, subsidiando a elaboração de estatísticas e o acompanhamento do mercado de trabalho.
O MTE alerta que os empregadores devem respeitar o prazo de envio das declarações. A omissão de dados ou o fornecimento de informações falsas ou incorretas pode resultar na lavratura de auto de infração e aplicação de multa. No entanto, o pagamento da penalidade não isenta o empregador da obrigação de prestar as informações devidas.
A transmissão das declarações da Rais, referentes aos anos-base de 1976 a 2022, deve ser feita exclusivamente por meio do aplicativo GDRais Genérico, disponível para download no portal da Rais.
Estão dispensados de enviar a Rais por meio do aplicativo GDRais Genérico os empregadores obrigados a transmitir as informações pelo sistema eSocial. A dispensa segue os seguintes critérios:
- Grupos 1, 2, 3 e 4: envio permitido via GDRais Genérico até o ano-base 2018;
- Grupo 3: envio permitido via GDRais Genérico até o ano-base 2021;
- Grupo 4: envio permitido via GDRais Genérico até o ano-base 2022.
A partir do ano-base 2023, todas as declarações desses grupos serão extraídas diretamente dos bancos de dados do sistema eSocial.
As informações são do Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário