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Economia

Dia dos Namorados: 61% dos consumidores querem presentear a pessoa amada, diz pesquisa

Consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 232 com os presentes do Dia dos Namorados. Data deve movimentar R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, apontou pesquisa da CNDL.

Os brasileiros estão animados com a chegada do Dia dos Namorados. É o que mostra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em que 61% dos consumidores pretendem presentear a pessoa amada com ao menos alguma lembrancinha.

Ainda segundo o levantamento, o consumidor deve desembolsar R$ 232 com os presentes do Dia dos Namorados, R$ 36 a mais que no ano passado. E o valor que aumenta entre as classes A/B para R$ 293. Com isso, a data deve movimentar R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, tendo um aumento de R$ 5,1 bilhões na estimativa deste ano, quando comparado a 2022.

Entre os itens mais procurados estão roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), jantar (18%) e bombons e chocolates (16%). Quanto ao local de compra, 57% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, sobretudo em shoppings centers (26%) e nos shoppings populares (9%). Por outro lado, 36% farão as compras pela internet.

Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (66%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 31% pretendem presentear namorados ou namoradas. Entre os que não vão comprar presentes, 51% não têm parceiro, 10% vão priorizar o pagamento de dívidas e 9% não têm dinheiro.

Sobre o fator determinante para escolher o local de compra, 57% afirmam que são influenciados pelo preço, 50% pela qualidade dos produtos, 38% pelas promoções e descontos e 32% pelo frete grátis. “O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data”, comenta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.

Já a educadora financeira Fernanda Lemos Silva orienta que os consumidores comparem os preços dos itens nos meses anteriores para saber se o desconto realmente vale a pena. “Há diversas plataformas que realizam esse tipo de tarefa, como por exemplo sites como Zoom e Buscapé”, diz.

Silva também destaca que o ideal é que o consumidor sempre planeje as compras com antecedência. Entretanto, caso não tenha feito isso, é possível ficar de olho nos descontos sazonais oferecidos nesta data, além de verificar se há a possibilidade de acumular cashback em alguma das lojas. “Essa estratégia permite encontrar as melhores ofertas e economizar ainda mais”, explica.

O também educador financeiro Rodrigo Góes explica que uma boa alternativa para economizar no dia 12 é aderir à estratégia de utilizar pontos dos programas de fidelidade em troca de experiências e produtos. “Se engana quem pensa que as milhas só servem para o câmbio de passagens aéreas ou hospedagem. Através dos pontos acumulados em programas de fidelidade, o cliente também pode adquirir produtos em lojas parceiras, geralmente grandes marketplaces, e até experiências — um day use em um hotel ou um spa. Além de economizar na hora de presentear, essa é uma alternativa muito válida para quem está com os pontos expirando”, explica.

A pesquisa da CNDL foi realizada de forma on-line entre os dias 2 e 11 de maio. Foram ouvidos consumidores das 27 capitais brasileiras.


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