Economia
Concurso Nacional Unificado: tem erro no cartão de confirmação? Veja como solicitar mudanças
Documento já pode ser emitido e informa número de inscrição, data, hora e local de aplicação da prova
Já é possível emitir o cartão de confirmação de inscrição no Concurso Nacional Unificado. Para isso, é preciso entrar na Área do Candidato, mesma página onde a inscrição para a seleção foi realizada. E o concurseiro tem a tarefa de conferir se todas as informações estão corretas no documento. Se houver erros ou o local de prova for considerado muito distante, é possível pedir alterações.
O cartão contém informações já conhecidas do processo, como data e hora das provas, número de inscrição e local onde cada um fará o exame no dia 5 de maio. O acesso acontece através do site https://cpnu.cesgranrio.org.br/login, usando os dados da conta gov.br. O documento também deve informar se o candidato terá direito a atendimento especializado para acessibilidade ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Além de conferir dados pessoais, o candidato deve prestar atenção se o município indicado para a fazer a prova, no ato da inscrição, está correto. Segundo o coordenador-geral de logística do concurso, Alexandre Retamal, se houver erro, é possível solicitar a correção. O atendimento de queixas será feito pela banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.
A recomendação ainda é que o candidato, assim que emitir seu cartão de confirmação, comece a planejar o percurso até o endereço indicado para a realização da prova. Se mesmo dentro do município, o local de aplicação for considerado muito distante de casa, é possível solicitar a alteração.
“Às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso. Então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral.
Ele acrescenta, no entanto, que não é possível pedir para mudar a cidade escolhida no ato da inscrição para a realização da prova. “Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.
Planeje o roteiro
No dia 5 de maio, as provas serão aplicadas em 5.150 locais, como escolas e prédios públicos, em todo o país, o que deve gerar um fluxo intenso em algumas regiões. Com o cartão de confirmação, é possível já planejar o roteiro exato que o candidato deve fazer no dia. A recomendação é ainda programar a saída com bastante antecedência, para evitar imprevistos no trânsito, que pode estar intenso. No Rio de Janeiro, por exemplo, o show da cantora pop Madonna, na noite anterior, pode prejudicar ainda mais o deslocamento dos candidatos no domingo.
Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova. Preferencialmente, o documento deve ser impresso, para evitar que problemas com aparelhos eletrônicos, como perdas ou danos na tela, prejudiquem o candidato no dia.
As informações são do Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário