Economia
Concurso do Banco do Brasil: inscrições são prorrogadas até 7 de agosto para todos os candidatos
Para participar da prova, os candidatos devem ter certificado de conclusão ou diploma de nível médio em instituição certificada pelo Ministério da Educação.
O prazo para se inscrever no concurso de escriturário do Banco do Brasil (BB), que se encerraria nesta quarta-feira (dia 28), foram prorrogadas até o dia 7 de agosto para todos os candidatos. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União. As demais datas permanecem inalteradas. As inscrições devem ser feitas no site http://www.cesgranrio.org.br. A taxa custa R$ 38. São oferecidas 4.480 vagas.
Recentemente, o BB já havia prorrogado as inscrições para as pessoas com deficiência. Agora, estende o prazo para os demais.
O processo seletivo, o primeiro aberto pelo banco desde 2018, abre 4 mil vagas para agentes comerciais em todos os estados e no Distrito Federal, além de 480 vagas para agentes de tecnologia na sede do banco, em Brasília. Metade das oportunidades é para preenchimento imediato. A outra metade é para formação de cadastro de reserva.
A prova, estruturada em parceria com a Fundação Cesgranrio, está prevista para acontecer em 26 de setembro.
A retificação do edital, assinada pelo vice-presidente do Banco do Brasil, Ênio Mathias, e pelo diretor do banco, Thiago Borsari, determina que as inscrições devem ocorrer até 7 de agosto, e as solicitações de isenção da taxa devem ser feitas até 2 de agosto. O resultado final dos candidatos que pedirem a isenção, mesmo após requisitados os recursos, sairá no dia 7 de agosto.
Previsão de inscritos
O Banco do Brasil não divulgou a quantidade de inscritos no concurso, que devem ser divulgados apenas após o prazo final das inscrições. Entretanto, o coordenador do curso preparatório pra concursos Damasio Ricardo Baronovski afirma que mais de cem mil pessoas devem concorrer às 4.480 vagas oferecidas.
A abertura do processo seletivo ocorre em meio a altas taxas de desemprego no Brasil, superando a marca de 15 milhões de brasileiros na procura por um novo emprego.
Pela primeira vez, o edital separa o processo seletivo para escriturário, que desempenha uma função de escritório, em dois cargos distintos: agente comercial, responsável por atividades padrão de bancários; e o agente de tecnologia, que vai atuar diretamente com Tecnologia da Informação.
Certificação de conclusão
Para participar da prova, os candidatos devem ter certificado de conclusão ou diploma de nível médio em instituição certificada pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e idade mínima de 18 anos até a data da contratação.
A convocação dos aprovados deve ocorrer em até um ano após a publicação do edital, podendo ser prorrogada por mais um ano.
Todos os candidatos devem responder a 25 questões em múltipla escolha de conhecimentos básicos — Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro —, 45 de conhecimentos específicos e escrever uma redação.
As informações são do site Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário