Economia
Brasileiro deixou de pagar R$ 10 bi em juros de cheque especial após criação de limite
O limite nos juros foi implementando em janeiro de 2020 O limite nos juros foi implementando em janeiro de 2020.
O Banco Central (BC) estimou que os brasileiros deixaram de pagar R$ 10 bilhões de juros por ano com o limite nas taxas do cheque especial estabelecido em janeiro de 2020. A análise está em um estudo publicado nesta quarta-feira pela autoridade monetária.
O cheque especial era uma das modalidades de crédito mais caras disponíveis no mercado até que o Banco Central decidiu estipular um limite de 8% ao mês, ou 151% ao ano, em janeiro do ano passado.
Com os juros mais baixos, os bancos poderiam diminuir a oferta já que os lucros seriam diminuídos, mas, segundo o BC, não foi isso que ocorreu.
“A queda de taxa de juros e os indícios de que não houve restrição na oferta do produto indicam aumento de bem-estar do consumidor, sem perda de eficiência econômica. Conclui-se, assim, que a política de limitação de juros avaliada atingiu os efeitos esperados” — diz o estudo.
O estudo ainda aponta que é necessário continuar monitorando o comportamento do mercado, principalmente o cheque especial e o cartão de crédito.
“A adequada calibragem da medida adotada foi fator essencial para que não se afetasse a quantidade ofertada do produto. Ressalta-se que intervenções em taxas de juros sem as devidas calibragem e análise das condições do mercado podem afetar a oferta e, portanto, o bem-estar”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário