Economia
Boletos: credor poderá receber pagamento no mesmo dia, a partir de sexta-feira
Novidade vai envolver 136 instituições financeiras, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
A partir da próxima sexta-feira (dia 15), o sistema financeiro vai facilitar o pagamento de boletos, já que poderão ser liquidados no mesmo dia do pagamento. Atualmente, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), este é um dos meios mais usados pelos brasileiros para quitar de contas de consumo no dia a dia (água, luz, gás e telefone, entre outras). Ainda de acordo com a entidade, somente no ano passado foram transacionados 4,2 bilhões de documentos, movimentando R$ 5,8 trilhões.
A novidade vai envolver 136 instituições financeiras. Com a mudança, explica a entidade, se o consumidor pagar o boleto até as 16h30. Se o pagamento for feito após as 16h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Estimativa
Segundo a entidade, inicialmente, a estimativa é que 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% deverão ser liquidados em um dia.
O projeto de modernização tinha sido anunciado, anteriormente, para janeiro, mas o prazo foi alterado por “tratar-se de um projeto de grande complexidade, que promoverá uma grande mudança no produto cobrança”, de acordo com a Febraban.
Qualquer pessoa física ou empresa pode fazer uma cobrança por meio de boleto bancário, desde que tenha uma conta e contrate o serviço junto ao banco com o qual tem relacionamento.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário