Brasil
Vídeo falso usa imagem de Haddad e encaminha para site que simula plataforma Gov.br
A criação de vídeos falsos que simulam a imagem de pessoas é conhecida como deepfake e utiliza recursos de inteligência artificial para enganar os usuários.
Circula na internet um vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que ele supostamente fala sobre o “dinheiro esquecido” em contas bancárias. Esse conteúdo tem levado muitos usuários a clicarem em um link suspeito, que os redireciona a uma página que imita sites oficiais do governo federal. Nessa página, além de solicitar o login e a senha da plataforma Gov.br, é cobrada uma taxa para o resgate dos valores esquecidos.
Segundo o governo, esse golpe tem potencial para enganar muita gente. A entrega dos dados e da senha do Gov.br representa risco. O governo também ressalta que o próprio pagamento da taxa solicitada pelos golpistas é uma conduta criminosa.
O Sistema de Valores a Receber (SVR), disponível no site do Banco Central (BC), é um serviço gratuito, sem taxas. Por meio dele, o usuário pode verificar eventuais valores em contas registradas em seu nome utilizando o CPF. O site do BC também oferece um espaço para a solicitação desses valores, para isso é preciso ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro.
Como evitar cair em golpes
Estelionatários têm simulados sites e políticas do governo federal. Veja as orientações abaixo e evite cair em golpes:
Em caso de dúvida, não clique em links suspeitos e busque informações no Gov.br.
O governo federal não utiliza extensões estrangeiras para seus sites e sistemas. A extensão “.br” identifica os sites brasileiros.
A criação de vídeos falsos que simulam a imagem de pessoas é conhecida como deepfake e utiliza recursos de inteligência artificial para enganar os usuários.
As informações são do Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário