Conecte-se conosco

Brasil

Uol: Weintraub xingou STF durante reunião mencionada por Sérgio Moro

Publicação afirma que ministro da Educação ofendeu membros da Corte e que Bolsonaro fez comentários sobre a China. Planalto pede para enviar apenas trechos da filmagem da reunião solicitada no inquérito

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participa de audiência pública na Comissão de Educação para prestar esclarecimentos sobre declarações a ele atribuídas.

O vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril que o Supremo Tribunal Federal (STF) requisitou ao Planalto contém palavrões e xingamentos do ministro da Educação, Abraham Weintraub, aos membros da Corte, de acordo com o Uol.

A publicação afirma que, após comentar medidas do STF que desagradaram o governo, Weintraub disparou que a Corte era composta por onze filhos da p***.

O vídeo foi requisitado pelo ministro do STF Celso de Mello dentro do inquérito aberto a partir das acusações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro sobre interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Em depoimento à PF, Moro disse que, na reunião do dia 22 de abril, o presidente pressionou pela entrega de relatórios de inteligência da corporação e pela troca do superintendente do Rio de Janeiro, sob ameaça de demitir o então diretor-geral, Maurício Valeixo, e o próprio ministro da Justiça.

A Advocacia Geral da União (AGU), que representa o presidente da República no inquérito, pediu ao STF para entregar apenas trechos da filmagem da reunião, alegando que o encontro tratou de “assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de relações exteriores”.

Ainda segundo o UOl, além de conter a ofensa de Weintraub aos ministros do STF, a reunião tratou dos acordos do governo federal com o Centrão e teve comentários pouco elogiosos à China, feitos pelo presidente Bolsonaro.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 6 =