Conecte-se conosco

Brasil

Teich pede demissão do Ministério da Saúde menos de um mês após tomar posse

Teich assumiu o Ministério no dia 17 de abril, após o ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta deixar o comando da pasta por sucessivos conflitos com o presidente Jair Bolsonaro

O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu demissão do cargo, menos de um mês após tomar posse. A saída foi informada em nota oficial pela pela pasta.

Teich assumiu o Ministério no dia 17 de abril, após o ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta deixar o comando da pasta por sucessivos conflitos com o presidente Jair Bolsonaro a respeito das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, especialmente o isolamento social, defendido por Mandetta e questionado pelo presidente.

Com Teich, as divergências de Bolsonaro também se deram pelo isolamento (o plano do ministro previa uma flexibilização mais demorada e menos abrangente do que o presidente quer) e pelo uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. Bolsonaro queria que o ministro alterasse o protocolo para permitir a aplicação do medicamento aos casos leves da doença.

Um indício de que a relação dos dois não estava fluindo bem foi Teich saber por jornalistas que o presidente havia alterado o decreto e incluído academias e salões de beleza entre os serviços essenciais, autorizando esses estabelecimentos a funcionar na pandemia.

Na manhã de hoje (15), a Veja noticiou que Bolsonaro  sabia que Teich estava prestes a deixar a pasta e que já havia convidado o general Eduardo Pazuello, número dois da Saúde, para o cargo. De acordo com a publicação, Pazuello aceitou.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =