Conecte-se conosco

Brasil

Subsistema da Região Norte teve maior aumento da carga de energia elétrica em maio, aponta Operador Nacional

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) verificada em maio de 2023 teve um avanço de 4,7% ante o mesmo mês do ano anterior. A análise por subsistema confirma que todos eles apresentaram expansão na carga e que o Norte teve a maior variação: 16,8%, contra, 6,9% no Nordeste, 3,% no Sudeste/Centro-Oeste e 2,1% no Sul. Os dados são do Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O acumulado dos últimos 12 meses no SIN teve resultado com o mesmo padrão, com aceleração de 1,7% em relação ao mesmo período anterior. As informações consideram os dados da Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD), que foram incorporados a partir do Boletim de Carga de Maio.

O mesmo cenário de crescimento está presente no acumulado dos últimos 12 meses. Os avanços aferidos foram os seguintes: Norte (10,4%), Sul (1,7%), Nordeste (1,4%) e Sudeste/Centro-Oeste (0,5%).

Os resultados da carga são impactados por diferentes fatoras. A queda de temperaturas, a partir da terceira semana do mês passado, e a ocorrência do feriado do Dia do Trabalhador em dia útil contribuíram para o desempenho da carga do SIN. É possível considerar também o cenário da atividade industrial, afetado pela baixa demanda e por pressões competitivas, o que pode estar se refletindo no consumo de energia.

O subsistema Norte apresentou uma variação positiva de 2,2% com relação ao mês de abril/23. No acumulado dos últimos 12 meses, o Norte apresentou uma variação positiva de 10,4% em relação ao mesmo período anterior.

A elevada taxa de crescimento da carga do subsistema Norte,de acordo com o Boletim do ONS, pode ser explicada principalmente pela retomada de carga de um grande Consumidor Livre da Rede básica observada a partir do segundo semestre de 2022.

A variação positiva de 15,2% da carga ajustada, demonstra que os fatores fortuitos, como o número de dias úteis e o aumento da temperatura , tiveram impacto positivo de apenas 1,6% na carga desse subsistema.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 8 =