Brasil
Somente 47 de 196 países confirmam presença na COP30 em Belém
Segundo a Secop, há 2.500 quartos que estão reservados para atender essas delegações

Foto: Bruna Brandão
A apenas 80 dias da COP30, em Belém, somente 47 dos 196 países participantes confirmaram presença e garantiram hospedagem para o evento. O dado foi divulgado hoje pela Casa Civil e pela Secop (Secretaria Extraordinária para a COP30), em meio à pressão internacional pelo alto custo da estadia na capital paraense. Na última edição, em Baku, 193 países enviaram delegações. As informações são do UOL.
A expectativa do governo é que todas as delegações venham. “O número de delegações confirmadas são todas. As mais de 190 que manifestam interesse em vir para a COP estão dizendo, na verdade, que esse pacote inicial que nós propusemos, com valores pré-fixados, é menor do que eles gostariam”, justificou a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, sobre o número de países que já fizeram a reserva.
É comum que todos os países mandem pelo menos negociadores, por mais que o chefe de Estado não vá. “Todo mundo quer vir. Esse é o esforço de todos: do governo brasileiro, na sua organização, e do bureau como um todo”, completou Belchior.
Segundo a Secop, há 2.500 quartos que estão reservados para atender essas delegações. O UOL apurou que as opções variam de acordo com o país: países com menor poderio econômico têm à disposição 15 quartos a preços mais acessíveis, enquanto os mais ricos têm reservado 10 quartos a preços mais elevados.
39 países que já pagaram não foram divulgados. De acordo com o balanço apresentado após reunião com delegações estrangeiras e representantes da ONU, 39 países já reservaram acomodações pela plataforma oficial disponibilizada pelo governo federal, a maioria deles de economias em desenvolvimento. A lista de países, no entanto, não foi informada.
Outros oito optaram por negociar diretamente com hotéis. Egito, Espanha, Portugal, República Democrática do Congo, Singapura, Arábia Saudita, Japão e Noruega já têm hospedagem e presença confirmada.
O valor das diárias em Belém subiu mais de nove vezes após o anúncio do evento. Algumas acomodações chegam a ultrapassar US$ 2 mil por noite, o que dificulta a participação de países em desenvolvimento e pequenas nações insulares, que buscam apoio financeiro da ONU para garantir presença.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário