Brasil
Quase 80% dos brasileiros rejeitam o retorno de um regime autoritário, diz pesquisa
Pesquisa Veja/FSB mostra que a grande maioria da população, apesar de preferir a democracia, vê um risco razoável de retrocesso.
A maioria absoluta da população do Brasil não compactua com recaída autoritária, como demonstra a pesquisa Veja/FSB, que ouviu por telefone 2 000 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal entre 29 de novembro e 2 de dezembro.
Quase 80% dos entrevistados acreditam que a democracia é sempre, ou na maior parte das vezes, o melhor sistema de governo. Apenas 10% apontaram a ditadura como uma alternativa ideal. O mesmo levantamento, porém, também trouxe um alerta: 40% dos consultados acham que é média, grande ou muito grande a possibilidade de o Brasil virar novamente uma ditadura. Outros 28% acreditam que essa possibilidade é pequena — e só 26% estão razoavelmente tranquilos nesse aspecto. Em resumo, embora a população continue professando a fé na democracia, uma fração considerável dela enxerga o risco de nuvens negras no horizonte.
A chance de o Brasil voltar a ser governado por uma ditadura militar é considerada muito grande, grande ou média por 40% dos brasileiros, segundo pesquisa VEJA/FSB publicada na edição desta semana. Outros 28% acreditam que essa possibilidade é pequena — e só 26% estão razoavelmente tranquilos nesse aspecto.
O levantamento, no entanto, mostra que a grande maioria – 77% – acredita que a democracia é sempre, ou na maior parte das vezes, o melhor sistema de governo. Apenas 10% apontaram a ditadura como uma alternativa ideal. A pesquisa foi feita em meio a seguidas referências do presidente Jair Bolsonaro à ditadura militar que governou o país entre 1964 e 1985.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário