Conecte-se conosco

Brasil

Prouni 2023: inscrições para bolsas no ensino superior terminam nesta sexta

O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado ainda neste mês, entre 7 e 16 de março.

A inscrição para o Prouni termina nesta sexta-feira. O programa do governo federal oferece bolsas de 50% e de 100% em universidades privadas. Uma forma de os candidatos monitorarem sua situação e elaborarem estratégias é acompanhando as notas de corte, que dão um panorama de como está a disputa pelo curso.

O prazo para se inscrever é até às 23h59 desta sexta-feira, 3 de março. O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado ainda neste mês, entre 7 e 16 de março.

Como fazer a inscrição no Prouni?

Para se inscrever é necessário inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br). Se ainda não fez esse cadastro, ou fez, mas não lembra a senha, já é possível providenciar o cadastro ou a recuperação da senha.

Passo 1. Clique em “Inscreva-se” na página do Prouni e, logo em seguida, em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
Passo 2. Na parte de “Minha inscrição”, você pode escolher duas opções de curso. Basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
Passo 3. Também é possível pesquisar as vagas pelo local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Passo 4. Por fim, para concluir a inscrição, clique em “Confirmar minha inscrição”. Você poderá conferir suas informações na parte de “Minha inscrição” e mudar suas opções enquanto durar o período de solicitação do Prouni.

Critérios para inscrição no Prouni

Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato também precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas do Enem de 2021 ou de 2022 e não pode ter tirado zero na redação.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições:

ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
ser pessoa com deficiência;
ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública.
Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Quem estudou em escola da rede privada com bolsa integral da respectiva instituição também tem direito. “Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública”, afirma o Inep.

Como funciona a nota de corte no Prouni?

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Se o curso de Pedagogia oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade.

Elas ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso. Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixo e ela saltar de um dia para o outro.

Confira o calendário do Prouni

Inscrições: 28 de fevereiro a 03 de março
Resultados da primeira chamada: 7 a 16 de março
Resultados da segunda chamada: 21 a 30 de março


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =