Conecte-se conosco

Brasil

Programa Solo Seguro entregou 55 mil títulos de propriedade na Amazônia Legal em 2024, informa corregedoria do CNJ

Só Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) entregou 18.357 títulos de posse no ano passado.

programa-solo-seguro-entregou-

O trabalho de regularização fundiária do programa Solo Seguro Amazônia Legal resultou na emissão de 55 mil títulos de propriedades e 50 mil famílias beneficiadas em 2024. As ações são coordenadas pelos tribunais e realizadas por magistrados, registradores de imóveis e órgãos de terras dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal. As entregas ocorreram ao longo de todo o ano, com maior concentração no mês de novembro, quando foi realizada a Semana Solo Seguro Amazônia Legal.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) entregou 18.357 títulos de posse no ano passado. Pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) e do Pará (TJPA), os números foram acima de 13,2 mil e 7,8 mil títulos entregues, respectivamente.

Os dados são fornecidos pelas corregedorias estaduais e divulgados pelo corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbel Marques, responsável pela coordenação nacional.

O programa foi instituído em 2023 para fortalecer o combate à grilagem de terras e reforça a proteção ambiental. A regularização fundiária também traz segurança jurídica para o proprietário, que passa a ter o bem em seu nome, além de impulsionar desenvolvimento social e econômico da região.

Conforme o relatório divulgado pela Corregedoria Nacional, as corregedorias estaduais desenvolveram 45 ações. Além da entrega dos títulos, foram realizados reuniões, capacitações, fóruns e workshops, além da formalização de parcerias com governos locais e entidades cartorárias para fortalecer o programa.

O trabalho de articulação local realizado pelas corregedorias de justiça dos estados, segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Liz Rezende, foi fundamental para estabelecer um trabalho colaborativo entre a magistratura, registradores de imóveis, órgãos responsáveis pela gestão de terras e órgãos ambientais, viabilizando os resultados alcançados.

O Provimento 144/2023 da Corregedoria Nacional prevê a realização da Semana Nacional de Regularização Fundiária na última semana de agosto de cada ano. Em 2023, a data foi alterada para novembro devido à realização das eleições municipais.

Em âmbito nacional, os demais estados do país devem observar o Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas (“Solo Seguro – Favela), conforme indica o Provimento n. 158/2023. A finalidade é fomentar ações sociais, urbanísticas, jurídicas e ambientais relativas à Regularização Fundiária Urbana – Reurb.

Em 2025, o programa o Solo Seguro – Favelas – está previsto para acontecer entre 9 e 13 de junho, com foco na regularização de imóveis situados em núcleos urbanos informais.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 18 =