Brasil
Pix Automático: bancos se antecipam e liberam agendamento de pagamentos recorrentes. Veja como usar
Em alguns casos, a liberação inicialmente é restrita a clientes da própria instituição

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apesar de o lançamento oficial do Pix Automático estar previsto para 16 de junho, alguns bancos já começaram a disponibilizar a modalidade, que permite o agendamento de pagamentos recorrentes. Em alguns casos, a liberação inicialmente é restrita a clientes da própria instituição.
O Pix Automático é uma modalidade de pagamento destinada a despesas recorrentes, como contas de energia, mensalidades escolares e serviços por assinatura. Após a autorização do cliente, o banco realiza o débito na conta de forma automática, na data combinada, sem a necessidade de novas permissões a cada transação.
De acordo com o Banco Central, a recorrência pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual. Enquanto o serviço é gratuito para quem paga, as empresas que recebem por meio da ferramenta podem ser tarifadas. O EXTRA mostra abaixo alguns bancos que já oferecem a opção de Pix Automático e como fazer para utilizá-la.
Bradesco
O Bradesco foi o mais recente a disponibilizar a modalidade. Por enquanto, o serviço está disponível apenas para empresas que já utilizam a instituição para receber pagamentos de clientes também correntistas. A partir de 16 de junho, a funcionalidade será liberada para clientes de outros bancos.
Para o cliente pessoa física, é necessário que a empresa recebedora ofereça a opção do Pix Automático. Se disponível, basta realizar o cadastro do pagamento por meio da leitura do QR Code gerado pela empresa no app do Bradesco. Ao escolher a modalidade, é possível definir o valor máximo do agendamento, com possibilidade de alteração a qualquer momento.
Empresas interessadas em receber por meio do Pix Automático devem entrar em contato com seu gerente para ativar o serviço.
Santander
O Santander também já disponibilizou o Pix Automático para pessoas físicas (como pagadoras) e jurídicas (como recebedoras e pagadoras) com contas em instituições participantes do arranjo Pix.
Para utilizar a modalidade, a pessoa jurídica que vai receber o pagamento recorrente precisa firmar uma relação contratual de Pix Automático com o banco de sua escolha. O agendamento dos débitos periódicos ocorre mediante autorização prévia do pagador.
Segundo o Banco Central, essa autorização pode ser feita por meio no aplicativo do banco de cada pessoa, seja por meio da aceitação de uma oferta enviada por uma empresa diretamente para o app, seja pela leitura de um QR Code, ou pela aceitação de uma oferta após o pagamento de um QR Code;
Itaú Unibanco
O Itaú informou que já oferece a opção de pagamentos recorrentes via Pix para empresas clientes. Inicialmente, esses pagamentos podem ser realizados apenas por pessoas físicas que também sejam clientes do banco. A instituição não forneceu mais detalhes sobre a modalidade.
Confira a nota:
“Empresas que são clientes do Itaú Unibanco já podem oferecer os pagamentos recorrentes via Pix para seus consumidores. Os pagamentos inicialmente poderão ser feitos por pessoas físicas que também sejam clientes Itaú. A expansão para todas as instituições bancárias ocorrerá em junho de 2025 – data estipulada pelo Banco Central para que todas as instituições ofereçam a solução.”
Com informações do site Extra
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário