Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa mostra que Brasil é racista para 75%, mas só 33% admitem preconceito

PoderData mostra que taxa de declaração de preconceito pessoal contra negros é mais alta entre os eleitores de Bolsonaro que entre os eleitores de Lula: 35% X 28%.

pesquisa-mostra-que-brasil-e-r

A maioria dos brasileiros (75%) diz haver racismo no Brasil. Mas apenas 33% admitem que o preconceito tem contra negros, segundo pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024.

A pesquisa fez duas perguntas. Primeiro, se o entrevistado descobriu que havia preconceito contra negros. Depois, o próprio entrevistado foi considerado racista. Há uma assimetria nas respostas, como mostra o infográfico a seguir:

A pesquisa detalhada é relatada neste post foi realizada pelo PoderData , empresa do grupo Poder360 Jornalismo , com recursos próprios. Os dados foram encontrados de 12 a 14 de outubro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 181 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

PoderData começou a fazer perguntas sobre preconceito contra negros em novembro de 2020 . De lá para cá, a taxa dos que afirmam existir racismo no Brasil teve variações na margem de erro da pesquisa. Em suma, o sentimento geral parece quase imutável. As curvas variam próximas à margem de erro do estudo.

Quando se trata dos que dizem não ter preconceito contra pessoas negras, o percentual tem diminuído. Em 2020, havia 59% que negavam o preconceito. Agora, só 50%.

Da mesma forma, hoje 33% admitem ser preconceituosos contra pessoas negras. Essa taxa atingiu seu ápice em novembro de 2021, quando 39% afirmaram ser racistas.

ESTRATIFICAÇÃO

PoderData estratifica os dados em faixas de sexo, idade, região, escolaridade e renda. Eis os resultados sobre a declaração de existência de racismo no Brasil:

Eis os resultados sobre a declaração de ter preconceito contra negros:

PRECONCEITO CONTRA NEGROS X VOTO EM 2022

PoderData cruzou os dados sobre preconceito com a declaração de voto dos entrevistados no 2º turno de 2022. Dentre os manifestantes de Lula (PT), a taxa dos que dizem existir preconceito contra negros no Brasil é mais alta que dentre os que afirmam ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): 76% X 71%.

Já quanto ao reconhecimento de ter preconceito contra negros, as taxas são mais altas dentre os deputados de Bolsonaro do que entre os de Lula: 35% X 28%.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dois =