Brasil
Relatório mostra escassez de talentos; oito em cada dez empresas têm dificuldades para contratar
Brasil ocupa a 7ª posição no ranking mundial de escassez de talentos.

Cerca de oito em cada dez empregadores (81%) no Brasil enfrentam dificuldades para encontrar profissionais com as competências necessárias às funções, segundo um relatório elaborado pela consultoria ManpowerGroup. O índice nacional supera a média global de 74%, colocando o país na 7ª posição no ranking mundial de escassez de talentos.
Entre os estados, a pesquisa aponta que o Rio apresenta um índice de 74%. São Paulo registra 84% — com exceção da capital, onde o percentual sobe para 88%. Minas Gerais aparece com 83%, e Paraná, com 75%.
Wilma Dal Col, diretora de RH do ManpowerGroup Brasil, destaca que fatores como a falta de qualificação, o avanço tecnológico e as condições de trabalho podem explicar os desafios enfrentados pelas empresas na contratação de profissionais:
— Muitos candidatos não têm as habilidades específicas ou a qualificação desejada para os cargos disponíveis. Outro fator é a rápida evolução tecnológica, que exige competências mais especializadas. Por fim, salários, benefícios e flexibilidade do modelo e da jornada de trabalho, quando não alinhados às expectativas das quatro diferentes gerações, podem dificultar a atração de candidatos.
Entre os setores mais impactados pela falta de profissionais qualificados no país estão Transporte, Logística e Automotivo (91%), Finanças e Imobiliário (86%) e Energia e Serviços de Utilidade Pública (85%).
Estratégias para reverter o cenário
Para reverter esse cenário, especialistas destacam que, além da flexibilização dos modelos de trabalho e da adoção de novas estratégias de contratação, é fundamental que as empresas invistam em capacitação.
— Muitas vezes, as organizações buscam candidatos que cumpram 100% dos requisitos, tanto em formação acadêmica quanto em experiência. No entanto, é essencial considerar que os profissionais são “treináveis”, e dar oportunidade àqueles com potencial de desenvolvimento pode ser uma estratégia eficaz — diz Marcelo de Abreu, presidente da Employer Recursos Humanos.
Elcio Paulo Teixeira, CEO da Heach Recursos Humanos e membro da Sociedade Americana de RH, ressalta que algumas empresas já estão adotando essas novas estratégias, incluindo o treinamento dos funcionários.
— Algumas empresas implementam medidas para mitigar a escassez de talentos, como investir no treinamento e na capacitação dos colaboradores, adotar modelos flexíveis, revisar pacotes de benefícios e fortalecer a cultura organizacional. Negócios que priorizam bem-estar, diversidade e inclusão têm mais sucesso na atração de profissionais qualificados.
Se, por um lado, as empresas devem adotar estratégias para atrair e formar talentos, por outro, a dificuldade de contratação também representa uma oportunidade para os trabalhadores conquistarem espaço no mercado. Para isso, investir em qualificação contínua é essencial, destaca Tatianne Brito, coordenadora de Recursos Humanos da Catho.
— Buscar cursos, certificações e treinamento em áreas estratégicas pode aumentar a empregabilidade. Da mesma forma, desenvolver habilidades comportamentais torna-se tão importante quanto para ter o diferencial competitivo.
Como se destacar
O que os empregadores buscam? As empresas procuram profissionais que combinem competências técnicas e comportamentais. Entre as características mais valorizadas estão: habilidades técnicas (hard skills), interpessoais (soft skills) e capacidade de aprendizado contínuo.
Invista em qualificação – Busque cursos, certificações e treinamentos em áreas de alta demanda, como tecnologia, finanças e atendimento ao cliente, mas respeite seus talentos.
Aposte na sua vocação – Não adianta escolher uma área de formação por conta da alta demanda no mercado, de trabalho se você não tiver afinidade com ela. Investir em qualificação profissional significa investir em algo de que você goste e que seja promissor.
Desenvolva habilidades comportamentais – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as habilidades comportamentais podem ser aprendidas. Foque no desenvolvimento da comunicação, na capacidade de liderança, na gestão de conflitos e na solução de problemas. Treine comunicação, liderança, flexibilidade e pensamento estratégico.
Seja flexível – Considere oportunidades que fogem do tradicional, como trabalho remoto ou posições em startups.
Aposte no aprendizado contínuo – Estar atualizado e demonstrar proatividade no desenvolvimento de novas habilidades é um diferencial.
Mostre seu valor – Tenha um currículo bem estruturado e um portfólio atualizado e aprenda a demonstrar seu valor.
Pesquise – Alinhe seus valores e suas expectativas com a cultura organizacional da empresa para aumentar as chances de uma contratação bem-sucedida.
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