Brasil
Pandemia: 12 Estados do Brasil registram mesmo nível de mortes por covid de abril de 2020
A média móvel de mortes foi a menor desde abril de 2020, no começo da pandemia. O movimento é acompanhado por parte dos Estados.
O Brasil registrou em novembro de 2021 o menor nível de mortes por covid-19 em mais de 1 ano. A média móvel de mortes foi a menor desde abril de 2020, no começo da pandemia. O movimento é acompanhado por parte dos Estados. Doze Estados estão no mesmo patamar de média de 7 dias de mortes que no começo da pandemia. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo. Acre e Sergipe têm médias iguais às de março de 2020, mês em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou pandemia.
Os números dos outros 10 Estados são os mesmos registrados em abril do ano passado. Alguns Estados ainda não atingiram índices tão baixos. Nove deles e o Distrito Federal estão com a mesma média de maio de 2020. O Brasil já se aproximava do pico da 1ª onda nessa época. Estão nesta condição, além de Brasília: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
As médias de Goiás, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina estão no mesmo patamar de junho. A do Rio Grande do Sul, de julho. Isso não significa que a média desses locais estejam altas em comparação aos picos registrados em cada Estado. A pandemia se desenvolveu de diferentes formas em cada região.
Rio de Janeiro e São Paulo notificaram altos números de mortes logo que o coronavírus chegou no país. Já no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul demoraram mais para registrar surtos.
A maioria dos Estados está longe do seu pico de mortes. Nenhuma média está acima de 100. Em março deste ano, 9 locais tiveram médias superiores a este patamar.
MORTES CAEM SÓ EM 8 UFS
A média móvel de óbitos fechou novembro estável em 11 Estados e em alta em 8. O Poder360 usa como métrica a média móvel de 7 dia. Quando a variação da curva em relação a 14 dias antes é igual ou superior a 15%, considera-se que há aumento. Há queda quando a variação é igual ou inferior a -15%. E estabilidade quando fica na faixa de 15% a -15%.
Eis os números:
A Informação é site Poder 360.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário