Conecte-se conosco

Brasil

Operação Gota: Ministério da Saúde planeja vacinação para populações que vivem em áreas remotas

Para conquistar eficácia na ação, o Ministério da Saúde vai promover treinamento especializado para as equipes locais.

operacao-gota-ministerio-da-sa

A equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) – reconhecido como uns dos maiores programas de vacinação do mundo – se reuniu com a Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Manaus (AM), para planejar a Operação Gota 2025. A ação vai disponibilizar para áreas remotas e de difícil acesso todas as 22 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com exceção da vacina contra a dengue, que não está recomendada para esses locais.

De acordo com participantes da reunião realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, a previsão é que o PNI invista cerca de R$ 20 milhões na ação.

Para conquistar eficácia na ação, o Ministério da Saúde vai promover treinamento especializado para as equipes locais, garantindo a eficácia e a segurança na administração dos imunizantes. A operação facilita ainda o transporte de vacinas, medicamentos e equipes de saúde, oferecendo suporte a emergências e atendimentos médico-hospitalares de baixa complexidade, contribuindo para a ampliação da cobertura da atenção primária nessas regiões.

Durante o encontro, a equipe da Saúde discutiu os fluxos operacionais e diretrizes da missão, com foco na definição de metas, monitoramento das ações e organização dos grupos responsáveis pelo planejamento logístico. Técnicos e pilotos da FAB ficarão responsáveis pelo georreferenciamento, pontos de saída, rotas e locais de pouso nas comunidades atendidas.

A iniciativa tem como objetivo vacinar populações que vivem em áreas remotas e de difícil acesso, abrangendo regiões de fronteira e alcançando comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e rurais na Amazônia Legal. De acordo com o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, “a Operação Gota promove equidade, pois leva vacina para áreas bem distantes e a populações com dificuldades de acesso”.

Os critérios para definir essas áreas incluem:

Regiões sem acesso por rodovias ou hidrovias;
Locais que exigem mais de 5 dias de viagem para atendimento;
Áreas sem visitação por mais de seis meses ao ano;
Territórios com barreiras geográficas significativas;
Regiões de floresta onde o profissional precisa permanecer por mais de 4 dias sem comunicação.

A reunião contou também com a presença da equipe da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, dos coordenadores do PNI dos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará, além dos representantes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Amapá e Norte do Pará, Alto Rio Juruá, Alto Rio Negro, Alto Rio Purus, Médio Rio Solimões, Médio Rio Purus e Vale do Javari.

Operação Gota

A Operação Gota tem como objetivo oportunizar a vacinação segura e equitativa para as populações que vivem nas regiões de fronteiras, populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas e rurais em áreas de difícil acesso e remotas na Amazônia Legal.

O DPNI, do Ministério da Saúde, coordena e financia a operação e conta com o apoio do Ministério da Defesa, da FAB, secretarias estaduais e Sesai.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 6 =