Conecte-se conosco

Brasil

Números da Covid-19: Conass aponta 679 novas mortes e consórcio de imprensa calcula 849

Nas duas contagens, Brasil tem mais de 37 mil mortos pela doença e passa de 707 mil infectados

A atualização o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass) divulgada na noite desta segunda-feira (8) apontou 679 novas mortes e 15.564 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Por essa contagem, o país chegou a 37.134 óbitos relacionados ao novo coronavírus e 707.412 pessoas infectadas.

No entanto, um outro levantamento, realizado por um consórcio de veículos de imprensa, apontou que foram 849 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 37.312, enquanto o número de casos confirmados saltou de 691.256 para 710.887 em um dia.

O consórcio é fruto de uma parceria entre O Globo, Extra, G1, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações depois que o Ministério da Saúde deixou de divulgar o total de casos, o que repercutiu internacionalmente.

O balanço do conselho (batizado de Painel Conass) também foi criado no fim de semana após o Ministério da Saúde mudar sua dinâmica de divulgação dos dados sobre a pandemia. Até a semana passada, a pasta consolidava os dados das secretarias estaduais no início da noite.

A pasta passou a divulgar o balanço cada vez mais tarde (por volta de 22h) e parou de informar o total de casos, anunciando um novo método de anunciar sua consolidação hoje. As mudanças foram objeto de questionamento do Ministério Público Federal.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 15 =