Conecte-se conosco

Brasil

Novo ministro da Educação toma posse e promete ensino público laico em discurso

Pastor presbiteriano, Milton Ribeiro, assumiu hoje a pasta e afirmou como titular do MEC que também recuperará a autoridade perdida dos professores.

O novo ministro da Educação, o pastor presbiteriano Milton Ribeiro, tomou posse, nesta quinta-feira (16), em uma cerimônia fechada, no Palácio do Planalto, e prometeu recuperar a autoridade dos professores no Brasil e que defenderá um ensino público laico. Nomeado para o cargo na semana passada, Ribeiro é o quarto ministro a ocupar a pasta no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que acompanhou a posse por videoconferência por estar se recuperando da Covid-19.

E o novo titular do Ministério da Educação (MEC) afirmou que políticas e filosofias educacionais, que considera equivocadas, “desconstruíram a autoridade do professor em sala de aula” e disse que vai apoiar iniciativas para recuperar essa autoridade. “Muitas vezes, o que acontece é o que a gente vê na TV, de professores sendo agredidos, desrespeitados e aquilo que eu puder, como ministro da Educação, apoiar as iniciativas, nós precisamos resgatar o respeito pelo professor”, declarou.

Apesar de ser pastor da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração de Santos, no litoral de São Paulo, Milton Ribeiro garantiu no discurso de posse como ministro da Educação que irá manter a laicidade no exercício do cargo. “Conquanto tenha a formação religiosa, meu compromisso que assumo hoje ao tomar posse está bem firmado e localizado em valores constitucionais da laicidade do Estado e do ensino público. Assim, Deus me ajude”, disse Ribeiro, que também que abrir um diálogo maior entre o MEC e acadêmicos e professores

Ribeiro ainda prometeu prioridade para o ensino técnico. “Ainda, através do incentivo a cursos profissionalizantes, desejamos que os jovens tenham uma ponte ao mercado de trabalho, uma via para que atinjam seu potencial de contribuição para o nosso País”, disse o ministro.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 6 =