Conecte-se conosco

Brasil

Ministério e Ibama anunciam combate a incêndios florestais com número recorde de brigadistas

No total, serão 4.608 profissionais organizados em 231 brigadas florestais federais.

ministerio-e-ibama-dizem-fazer

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou, nesta quinta-feira (27), a contratação do maior contingente de brigadistas da história para combater os incêndios florestais em 2025. A medida foi oficializada durante coletiva de imprensa realizada na sede do Ibama, em Brasília, com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

A portaria, assinada pela ministra, declara emergência ambiental em áreas vulneráveis a incêndios florestais, com base em dados científicos sobre os períodos críticos de seca em diferentes regiões do país. A decisão permitirá a contratação emergencial de brigadistas e a implementação de ações preventivas para minimizar os impactos das queimadas.

“Com essas informações, os agentes públicos estarão preparados para adotar as ações necessárias em resposta ao risco identificado. Este é o resultado de um extenso trabalho baseado em ciência e planejamento estratégico para enfrentar as emergências climáticas,” destacou Marina Silva.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse que, apesar de preocupar, as projeções para os incêndios em 2025 são melhores do que as do ano anterior. “Mas não será uma situação confortável, uma vez que haverá extensas regiões sob regime de seca”, enfatizou.

A operação contará com 4.608 profissionais, sendo 4.358 brigadistas e 250 servidores efetivos, organizados em 231 brigadas florestais federais. Desse total, 116 brigadas serão vinculadas ao Ibama e 115 ao ICMBio. A infraestrutura para 2025 incluirá 15 helicópteros, dois aviões de transporte, dez aeronaves para lançamento de água, 340 camionetas operacionais, 199 veículos específicos e 50 embarcações.

A ministra também anunciou que o Ministério do Meio Ambiente trabalhará no Congresso Nacional para transformar em lei a medida provisória que facilita o repasse de recursos para estados e municípios com planos anuais de combate a incêndios. A proposta garante ainda a proteção legal de áreas nativas mesmo após as queimadas, além de permitir a contratação emergencial de brigadistas.

Equipamentos, veículos e infraestrutura operacional

340 camionetas operacionais
199 veículos especializados
5 bases logísticas
2 vilas operacionais para ampliado
340 barracas de campanha
50 embarcações
3.100 equipamentos individuais motorizados
4.358 conjuntos de equipamentos individuais de combate
Equipamentos de informática (computadores, drones, rádios)


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + um =