Brasil
Ministério volta atrás e adolescente sem sintomas passa a ser o quarto caso de Covid-19 no país
Menina de 13 anos chegou dia 1º da Itália e testou positivo para coronavírus, mas não apresentou sintomas
O Ministério da Saúde voltou atrás e passou a considerar como o quarto caso confirmado de Covid-19 no país a adolescente de 13 anos que testou positivo para a doença sem apresentar sintomas. Mais cedo, a pasta tinha informado que o caso não entraria na estatística de confirmações porque, para isso, era necessário que, além do exame confirmando a presença do vírus, a pessoa tivesse febre associada a um sintoma respiratório.
A jovem chegou da Itália no último domingo (1º). No país europeu, ela foi atendida em um hospital após apresentar uma lesão de ligamento.
Em uma segunda nota divulgada no final da manhã de hoje (5), o ministério informou que quatro elementos levaram à definição do caso como confirmado: o resultado do exame, o local provável de infecção (a jovem esteve na Itália), a possibilidade do uso de medicamento (para a lesão de ligamentos) ter mascarado os sintomas e a possibilidade de os sintomas surgirem nos próximos dias.
“Em reunião em Brasília, especialistas classificaram o caso da adolescente de São Paulo como confirmado”, diz a nota mais recente do Ministério da Saúde. Todos os casos confirmados no país estão concentrados em São Paulo e são de pessoas que estiveram recentemente na Itália.
O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi de um homem de 61 anos, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. O segundo paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália acompanhado da mulher e chegou ao Brasil no dia 27 de fevereiro. A terceira confirmação de infecção foi em colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário