Conecte-se conosco

Brasil

Ministério da Economia autoriza concurso público para mais de 700 cargos no Ibama e ICMBio

Ainda sem data definida para realização , o concurso oferecerá 568 cargos no Ibama e 171 no Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Fiscais do Ibama em atuação. (Foto:Divulgação)

O secretário especial de Desestatização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade, autorizou a realização de concurso público para o provimento de 568 cargos no quadro pessoal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (6). O secretário também deu aval para a realização de concurso para 171 cargos para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o Ibama, com a realização do concurso — com data ainda não divulgada —, será possível ampliar o efetivo atual que há hoje, principalmente, nas áreas que compõem a Amazônia Legal. O instituto destacou que isto possibilitará um poder maior de fiscalização e capacidade de realizar ações relativas ao licenciamento ambiental, controle da qualidade ambiental e à autorização de uso dos recursos naturais.

As vagas no Ibama estão distribuídas entre: 96 para analista ambiental, 40 para analista administrativo e 432 para técnico ambiental. O órgão explicou que os cargos de Analista e Técnico Ambiental terão como atribuições a fiscalização ambiental, qualidade ambiental, licenciamento ambiental, uso sustentável dos recursos naturais, manejo de animais silvestres, monitoramento e informação ambiental, administração e planejamento; o cargo de Analista Administrativo será responsável por atividades de administração e planejamento, atividades administrativas nas superintendências e unidades descentralizadas, e atividades administrativas nas diretorias finalísticas.

Em ambos os casos, o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, que serão contados a partir da publicação da portaria no DOU de segunda-feira.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezenove =