Conecte-se conosco

Brasil

Metade do Brasil não tem política de segurança alimentar estruturada, diz IBGE

O Nordeste é a região que tem mais municípios com estrutura organizacional que trate de política de segurança alimentar (64,8%). A região que menos tem é a Centro-Oeste (27,3%)

O estudo revela que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com algum tipo de insegurança alimentar. (Foto: Adriano Machado)

Quase metade dos municípios brasileiros (49%) não tinha estrutura organizacional que tratasse de política de segurança alimentar e nutricional em 2024. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Nordeste é a região que tem mais municípios com estrutura organizacional que trate de política de segurança alimentar (64,8%).

O Nordeste é a região que tem mais municípios com estrutura organizacional que trate de política de segurança alimentar (64,8%). A região que menos tem é a Centro-Oeste (27,3%).

As mulheres eram maioria (69,3%) na gestão de órgãos da área de segurança alimentar e nutricional em 2024. Homens eram 30,4%. Quase 60% dos órgãos municipais da área eram administrados por pessoas brancas. Quanto à escolaridade, a maioria que estava à frente da política de segurança alimentar e nutricional (51,6%) tinha ao menos o ensino superior completo.

Das 27 unidades da Federação, 24 disseram que realizaram em 2023 algum tipo de ação de promoção do acesso a alimentos como distribuição de cestas básicas, oferta de refeições prontas, de ticket ou vale-alimentação, oferta de benefício monetário….

Entre as unidades da federação, 15 informaram a existência de 479 restaurantes populares de responsabilidade da gestão estadual. O Maranhão era o Estado que tinha em 2024 mais restaurantes populares de responsabilidade da gestão estadual (178). Em seguida vinha o Rio Grande do Norte (113) e São Paulo (73). Pará e Mato Grosso tinham só 1 cada um.

As informações são do Poder 360.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 1 =