Brasil
Mandetta diz que ‘qualquer pessoa’ pode fazer sua máscara de pano contra o coronavírus
Ministério da Saúde mudou orientação: antes, indicação de uso das máscaras era apenas pessoas com sintomas ou profissionais da saúde. Brasil tem 241 mortes e 6.836 casos confirmados de coronavírus, diz ministério.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (1º) que “qualquer pessoa” pode fazer sua máscara de pano contra o coronavírus Sars-Cov-2.
Na terça-feira, o ministério já tinha sinalizado que trabalhava em um protocolo para ampliar o uso do equipamento: antes desta nova determinação, as máscaras só eram recomendadas para pessoas com sintomas ou por profissionais da saúde.
“Qualquer um pode fazer sua máscara de pano” – Luiz Henrique Mandetta
Durante apresentação nesta noite, o ministro pediu aos técnicos da pasta que divulguem na quinta-feira as orientações sobre o tema. Segundo ele, o que antes ele mesmo apresentou como “protocolo” serão recomendações simples sobre tipos de tecido, tempo de uso e como lavar as máscaras.
“Máscaras de pano para comunitários funcionam muito bem como barreira, não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet. Faça a máscara de pano e lave com água sanitária. Lave por 20 minutos, seque, tenha 4 ou 5 de uso pessoal. Reaproveite porque agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta se lamentar porque a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas e elas vão se aquelas que nós tivermos”, disse Mandetta.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (1º) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são:
241 mortes
6.836 casos confirmados
3,5% é a taxa de letalidade
No levantamento anterior, divulgado na terça-feira (31), o Brasil tinha 201 mortes e 5.717 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Covid-19: especialistas começaram a reavaliar a necessidade do uso geral das máscaras
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário