Conecte-se conosco

Brasil

Lula diz que pena de morte é “suave” para agressores de mulheres

Presidente relata pedido de Janja por ação mais dura contra feminicídio e critica falhas do sistema penal brasileiro.

lula-diz-que-pena-de-morte-e-s

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (0212), que a “até a morte é suave” para punir agressores de mulheres. O petista relatou que a primeira-dama Janja Lula da Silva pediu que ele assumisse uma responsabilidade “mais dura” no enfrentamento à violência contra mulheres no país.

“Porque pensando bem, não existe pena, não existe pena para punir um cara desse, porque até a morte é
suave”, disse Lula durante cerimônia de integração logística e operacional entre o Porto de Suape e a RNEST (Refinaria Abreu e Lima), localizada em Ipojuca (PE).

O presidente contou que Janja chorou ao acompanhar casos recentes de feminicídio. “Eu acordei domingo para tomar café e no café a Janja começou a chorar. Ontem, ela voltou a chorar. E hoje, no avião, ela pediu pra mim: ‘Ô Lula, assuma a responsabilidade de uma luta mais dura contra a violência do homem contra a
mulher no planeta Terra’”, afirmou.

Entre os crimes recentes de extrema violência que repercutiram na imprensa está a tentativa de feminicídio contra Tainara Souza Santos. Ela foi atropelada e arrastada na Marginal Tietê, em São
Paulo, na manhã de 29 de novembro de 2025.

Lula citou o caso durante o discurso. A mulher teve as pernas amputadas, permanece internada em estado
grave. O autor do crime, identificado como Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi preso pela polícia. O
presidente disse que esses casos expõem falhas no sistema penal.

“Essa semana teve um cara que pegou duas pistolas na mão e descarregou a pistola contra a mulher. Teve um outro que matou a mulher grávida com 3 filhos. Teve um outro que atropelou a mulher e arrastou ela a 1 quilômetro. Essa mulher vai sobreviver com as duas pernas amputadas. A pergunta que eu faço é o seguinte: o Código Penal Brasileiro tem pena para fazer justiça a um animal irracional como esse?”, questionou.

O petista também criticou a desigualdade no tratamento entre acusados ricos e pobres. “Se ele tiver dinheiro, fica 2 anos preso e vai pra rua bater noutra mulher. Um pobre desgraçado, que roubou um pão para comer, é preto e não tem nada”, afirmou.

Segundo Lula, homens precisam assumir a responsabilidade de educar e transmitir lições de caráter, dignidade e respeito às mulheres, lembrando que não se trata apenas de tarefa da escola, mas de toda a sociedade. “Cada um de nós, homens, precisamos ser o professor do outro. Cada um de nós temos que educar os nossos filhos”, afirmou.

“Eu queria convidar vocês, homens, a fazer uma campanha comigo nisso. Quem for violento contra a mulher não precisa votar em mim. É preciso educar esse país. A mão foi feita pra gente trabalhar e pra gente saber respeitar”, declarou.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =