Brasil
Lula coloca Gleisi Hoffmann, presidente do PT, na articulação do governo
A presidente petista é um dos nomes de confiança de Lula. Gleisi foi uma das principais defensoras do presidente durante o processo da Operação Lava Jato.

O presidente Lula (PT) anunciou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Alexandre Padilha (PT), que foi para o Ministério da Saúde.
Gleisi ficará responsável pela articulação política do governo. A deputada federal, porém, era mais especulada para a Secretaria-Geral da Presidência, no lugar de Márcio Macêdo (PT), com apostas de que os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ou no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), assumissem a vaga de Padilha.
Lula queria alguém próximo na pasta. Responsável pela ligação entre o Planalto e o Congresso, o ministério tem sido uma das principais vidraças do governo, em especial pela relação conflituosa que Padilha tinha com o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).
A presidente petista é um dos nomes de confiança de Lula. Gleisi foi uma das principais defensoras do presidente durante o processo da Operação Lava Jato —época em que assumiu o comando do PT, em 2017. Ela tem acesso ao presidente e proximidade com grande parte dos ministros.
Nome da deputada tem resistência no centrão e até pela base não petista. Ela não é vista como uma opção “aglutinadora”, algo que auxiliares dizem que o governo precisa e quer.
Gleisi disse que seguirá “dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas”. “Sempre entendi que o exercício da política é o caminho para avançarmos no desenvolvimento do país e melhorar a vida do nosso povo”, escreveu no X, após o anúncio de Lula.
Carreira política: Gleisi Helena Hoffmann tem 59 anos, é advogada, deputada federal e já ocupou diversos cargos na política. Foi senadora pelo Paraná de 2011 a 2018. Também foi ministra da Casa Civil de 2011 a 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT).
Reforma ministerial
Esta é a quinta mudança no governo, e outros nomes são esperados em breve. Com Gleisi, governo volta a ter 10 mulheres entre os 38 ministérios —número havia diminuído após a saída de Nísia Trindade da Saúde.
A escolha impacta diretamente na presidência do PT. As eleições para substituir Gleisi já estão marcadas para o meio do ano, e Guimarães é o favorito da ala nordestina do partido, que briga por mais representatividade. Se fosse ministro, sairia da disputa.
A reforma ministerial visa melhorar a governabilidade, mas dificilmente garantirá aliança para 2026. As conversas sobre isso ocorrerão em outro momento, mais para frente, e o embarque ou desembarque de partidos do centrão vai depender mais da popularidade de Lula e da imagem do governo, atualmente em baixa, do que das pastas ocupadas.
As mudanças na Esplanada dos Ministérios
A deputada Daniela Carneiro (União-RJ) deu lugar ao colega Celso Sabino (União) no Ministério do Turismo em julho de 2023, a pedido do partido.
A ex-jogadora Ana Moser caiu do Ministério do Esporte para acomodar André Fufuca (PP), em mais um esforço de acoplar o centrão, em setembro daquele ano.
No mesmo movimento, Silvio Costa Filho (Republicanos) assumiu Portos e Aeroportos. Ele tomou o lugar de Márcio França (PSB), transferido para o Ministério do Empreendedorismo, criado para ele ocupar a vaga.
Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, deixou o cargo em setembro de 2024. Saída ocorreu após acusações de assédio sexual pela ministra Anielle Franco (Igualdade Racial). Macaé Evaristo assumiu a pasta.
Paulo Pimenta saiu da Secom (Secretaria de Comunicação) no início deste ano. Ele deu lugar ao publicitário Sidônio Palmeira, em meio a uma tentativa de melhorar a imagem do governo.
Recentemente, Nísia Trindade foi tirada da Saúde. Ela foi substituída pelo ministro Alexandre Padilha (PT), que ocupa Relações Institucionais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário