Conecte-se conosco

Brasil

Lula coleciona frases machistas e preconceituosas; veja lista de gafes

Ontem, ao encerrar uma reunião com empresários do ramo alimentício no Palácio do Planalto, o presidente comemorou a presença feminina

Não é a primeira vez que Lula (PT) tem uma fala machista que viraliza. Nesta quarta, ao comentar casos de violência contra a mulher, o presidente falou que “se o cara é corintiano, tudo bem”. Não é a primeira vez que o presidente comete esse tipo de gafe no terceiro mandato.

Em reunião, Lula comentou a ausência de mulheres empresárias. Ontem, ao encerrar uma reunião com empresários do ramo alimentício no Palácio do Planalto, o presidente comemorou a presença feminina. “É a primeira reunião que fazemos com empresários que tem nove mulheres”, disse.

Nem a presença de mulheres, nem as cobranças de Janja, impediram Lula de tecer comentários machistas logo em seguida. Ele disse que a primeira-dama o cobra por mais participação feminina na política e que ficou triste com uma notícia de que após os jogos de futebol os números de violência doméstica aumentam. Na sequência, em tom de piada, complementou: “se o cara é corintiano, tudo bem”.

“Hoje eu fiquei sabendo de uma notícia triste. Tem pesquisa que mostra que depois do jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável! Se o cara for corintiano, tudo bem! Como eu, mas eu não fico nervoso quando perco. Eu lamento profundamente. Então queria dar os parabéns às mulheres que estão aqui”, presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Afrodescendente assim gosta de um batuque”

Além de machista, Lula também foi acusado de racismo em evento da Volkswagen, no mês de fevereiro. Na ocasião, ele foi informado que uma jovem negra foi premiada com um dos mais importantes prêmios da montadora, na Alemanha. Ele a descreveu como “uma menina bonita” que “gosta de um batuque” e devia ser “cantora”, ou “namorada de alguém”.

“Essa menina bonita que está aqui, eu estava perguntando o que faz essa moça sentada, que não ouvi ninguém falar o nome dela. Eu falei: ‘ela é cantora, ela vai cantar’.

Aí perguntei, [me responderam] ‘não, não vai ter música’. ‘Então ela vai batucar alguma coisa. Uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor’.

[Me responderam] ‘Também não é’. Então eu falei: ‘nossa, é namorada de alguém’. [Me responderam] ‘Também não é’. ‘O que que é essa moça?'[Lula perguntou].

[Responderam]: ‘Essa moça foi premiada como a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha'”.

Presidente Lula, em evento na Volkswagen, Em São Bernardo do Campo

‘É mais difícil encontrar mulheres e negros para determinados cargos’.

Ao justificar a ausência de mulheres e negros em cargos importantes em seu governo, Lula disse que “não tiveram uma participação política histórica mais contundente”. O comentário foi feito durante uma entrevista aos jornalistas Leonardo Sakamoto e Carla Araújo, do UOL. Ele reconheceu que precisa da participação dessa parcela da população em seu governo “para que ele tenha a cara do Brasil”.

 

As informações são do UOL.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − onze =