Brasil
Luiz Henrique Mandetta anuncia que foi demitido do Ministério da Saúde
Em rede social, ministro informou que foi comunicado pelo presidente Jair Bolsonaro que deixará a pasta
Luiz Henrique Mandetta foi demitido do Ministério da Saúde (MS). Ele confirmou, em rede social, a saída da pasta, que já era dada como certa após sucessivos conflitos com o presidente Jair Bolsonaro sobre a condução das ações de combate à pandemia de novo coronavírus.
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta.
Ele ainda agradeceu a equipe que o acompanhou na pasta e desejou êxito ao sucessor.
A saída de Mandetta já era aguardada. Matéria da Reuters apontou que, na terça-feira, ele avisou a equipe que sairia do Ministério até o fim desta semana. Isso porque as discordâncias entre Mandetta e o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas adotadas no combate ao novo coronavírus já se arrastam há semanas. O ministro defende o isolamento social, enquanto Bolsonaro demonstra muita preocupação com os efeitos econômicos da pandemia e descumpre as orientações da Saúde, participando de aglomerações.
Na semana passada, a demissão de Mandetta era dada como certa e ele mesmo chegou a falar que servidores do Ministério da Saúde estavam “limpando as gavetas”, mas a situação foi contornada e ele – que contava com o apoio dos militares – anunciou a permanência no cargo.
No entanto, uma entrevista, no último domingo, ao programa “Fantástico”, da TV Globo, em que disse que a população ficava sem saber o que seguir, Mandetta voltou a complicar a relação com o presidente.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário