Conecte-se conosco

Brasil

Isolamento e distanciamento: pandemia exige mudança de hábitos

População deve adotar cuidados, como reduzir idas ao comércio, aderir a novos cumprimentos e substituir a academia por exercícios ao ar livre

A pandemia de Covid-19 exige uma mudança de hábitos, como as autoridades de saúde têm alertado com frequência. O isolamento e o distanciamento social são fundamentais para conter a disseminação do novo coronavírus, que já matou mais de 6 mil pessoas no mundo. Confira alguns cuidados recomendados por especialistas e pelo Ministério da Saúde:

Isolamento – A medida deve ser adotada por pessoas com sintomas da doença, durante 14 dias. Nesse período, o paciente deve permanecer em casa. Apenas casos mais avançados, que apresentem falta de ar, devem procurar um hospital, para evitar a contaminação de mais pessoas e a sobrecarga do sistema de saúde.

Distanciamento social – Ninguém está imune ao novo coronavírus, portanto, a única forma de conter a disseminação é barrando a transmissão, ou seja, reduzindo o contato com infectados. Para isso, é importante que as pessoas fiquem em casa o maior tempo que puderem, evitem aglomerações e mantenham os cuidados de higiene necessários. Quando for preciso sair de casa, tente manter pelo menos 1,5 metro de distância das demais pessoas.

Etiqueta da tosse e espirro – Ao espirrar ou tossir, proteja a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a parte interna do braço. Lave frequentemente suas mãos e braços com água e sabão ou higienize com álcool gel. Importante também não cumprimentar as pessoas com aperto de mãos, beijos e abraços. Em tempos de coronavírus, distribua apenas sorrisos ou adote um cumprimento alternativo.

Compras – Evitar a aglomeração é recomendação básica e isso passa pelas idas aos shoppings, supermercados e farmácias. Aposte nas compras online e, se possível, faça compras grandes, que garantam abastecimento para o mês. A ideia não é estocar, mas diminuir o número de idas ao comércio. Quem faz uso de remédio controlado também deve comprar caixas a mais.

Exercícios – Academia é espaço fechado e com pessoas compartilhando os equipamentos. Evite! O ideal em tempos de Covid-19 é se exercitar ao ar livre (sozinho, não em grupo). Aplicativos de atividade física podem ajudar a manter a malhação em dia. Piscina pode ser uma alternativa, desde que não haja aglomerações. Uma ou duas pessoas na piscina não tem problema, mas se forem mais de cinco, é melhor evitar.

Eventos – Não é hora de promover e prestigiar festas. Como é possível que pessoas infectadas não apresentem sintomas, algum convidado pode espalhar o vírus para os demais. Quando convidado, se tiver a possibilidade de não ir, não vá. Se você estiver pensando em dar a festa e tiver a chance de adiar ou cancelar, considere essa ideia.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − quatro =