Brasil
INSS inicia nova fase de adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos
Até agora, o órgão vinha devolvendo o dinheiro aos segurados cujas entidades não haviam respondido às contestações

O INSS está iniciando uma nova fase de adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos feitos em benefícios previdenciários, agora para os beneficiários que tiveram mensalidades descontadas indevidamente por entidades associativas, contestaram as operações e obtiveram respostas irregulares dessas associações. O anúncio sobre o início dessa nova fase foi feito pelo instituto nesta semana.
Segundo o INSS, essa nova etapa deve alcançar inicialmente mais de 500 mil pessoas no Brasil.
Até agora, o órgão vinha devolvendo o dinheiro aos segurados cujas entidades não haviam respondido às contestações. Em relação às associações, confederações e sindicatos que apresentaram algum tipo de documento, o instituto precisava de um tempo para analisar se essa documentação era de fato verdadeira, pois muitas dessas entidades entregaram assinaturas falsificadas ou gravações de forjadas de áudio.
Passado esse prazo de análise documental, o instituto vai começar a devolução dos recursos para esse grupo de segurados. Antes, no entanto, eles precisam aderir ao acordo de pagamento.
Para isso, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou comparecer a uma agência dos Correios em qualquer parte do país, caso o segurado já tenha consultado e contestado os descontos em seu benefício. Vale destacar, no entanto, que ao contrário da consulta e da contestação, para aderir ao acordo não é possível usar a central telefônica 135.
Adesão via aplicativo Meu INSS:
Acesse com CPF e senha;
Vá em “Consultar Pedidos” e depois em “Cumprir Exigência”;
Role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.
A contestação dos descontos indevidos poderá ser feita até 14 de novembro de 2025. Mesmo após essa data, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará disponível.
As informações são do Extra
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário