Brasil
Gripe: com exceção da Região Norte, vacinação é ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses
Medida busca evitar casos graves e internações diante do aumento de infecções pelo vírus.
O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida, segundo a pasta, é para conter os casos mais graves e internações pela doença.
A Região Norte é a única que não está incluída na ampliação do público-alvo, pois a campanha ocorre em um período diferente do ano devido à sazonalidade da doença no local.
Apesar da definição, caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. Na capital do Rio de Janeiro, por exemplo, a imunização já estava liberada a todas as faixas etárias.
A recomendação do Ministério da Saúde é manter a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe. São eles: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, disse a ministra Nísia Trindade, em nota.
A campanha teve início oficialmente pela pasta da Saúde no dia 25 de março, apenas para grupos de risco. No entanto, cerca de um mês após a vacinação contra a gripe de 2024 ter começado no Brasil, apenas 22,05% dos 75,8 milhões de brasileiros que fazem parte do público-alvo receberam o imunizante. A cobertura é distante dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário