Conecte-se conosco

Brasil

GP de São Paulo 2024 terá troféu inspirado na Amazônia; veja fotos

Peça usa o verde da flora brasileira como ponto de partida e também contará com “gotas de chuva” digitais; formato é similar ao da honraria entregue no GP da China

gp-de-sao-paulo-2024-tera-trof

Troféu para o GP de São Paulo 2024 — Foto: Divulgação

O verde da Amazônia e da flora brasileira é a grande inspiração para o troféu que será concedido ao vencedor do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, divulgado nesta quinta-feira (31). A peça, predominantemente verde e com detalhes em dourado, também possui um sensor de proximidade que simulará gotas de chuva no momento em que o vencedor levantar a honraria ou colocá-la em volta do pescoço.

A peça foi desenvolvida por uma patrocinadora da Fórmula 1 e por uma empresa italiana de design, e as fabricantes explicam que o intuito é simbolizar a grandiosidade da Amazônia e capturar a “energia vital” da vegetação brasileira.

No topo do troféu há também informações da pista gravadas, como o nome completo do autódromo (José Carlos Pace), a distância do circuito e as coordenadas de latitude e longitude do local.

O troféu possui muitas semelhanças com a peça entregue no GP da China deste ano – ao ge, a empresa italiana que participou da confecção explicou que as fabricantes escolheram esse formato para os dois GPs como forma de “assinar” a parceria. Veja o troféu dado na corrida na China:

Os dois troféus têm como maiores similaridades o formato arredondado e os detalhes dourados nas laterais. Ambos possuem como ponto de partida uma homenagem aos pilotos da Fórmula 1 dos anos 80 que recebiam coroas de louros após as vitórias. No caso da peça produzida para o GP de São Paulo, o formato circular também se inspira na parte azul da bandeira brasileira.

Este não é o primeiro troféu tecnológico concedido a um vencedor na F1. No GP da China, a peça detectava quando era colocada em volta do pescoço do vencedor e acendia luzes. Já no GP do Japão do ano passado, Max Verstappen recebeu uma taça que se acendeu com as cores da bandeira da Holanda no momento em que o piloto da RBR a beijou.

Os carros vão à pista de Interlagos a partir de sexta-feira (1) para o primeiro dia de atividades oficiais da categoria com as disputas do TL1 e da classificação sprint. O GP de São Paulo 2024 é a 21ª etapa da temporada e terá o formato sprint pelo quarto ano consecutivo. Max Verstappen, da RBR, é o líder da temporada com 362 pontos, seguido por Lando Norris, da McLaren, que possui 315, e Charles Leclerc, da Ferrari, com 291.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 17 =