Brasil
Governo federal lança ‘Painel do Fogo’ para combater focos de incêndio na Amazônia
No lançamento da plataforma Painel do Fogo, também será anunciada a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).
O Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vai lançar, nesta quarta-feira (29/09), o software Painel do Fogo. O sistema tem como objetivo permitir o acionamento ágil no combate a focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal.
De acordo com o Censipam, a ferramenta vai realizar o agrupamento automático dos focos de calor detectados pelos satélites, identificar os eventos de fogo e classificá-los em ordem de prioridade para o combate.
“Essa funcionalidade possibilita o atendimento aos casos mais urgentes num curto espaço de tempo, otimizando a atuação das equipes de campo e os recursos utilizados”, disse o diretor-geral do Censipam em Brasília, Rafael Costa.
Na análise das imagens, a nova plataforma de monitoramento considera a combinação dos produtos de risco (suscetibilidade), rastreio (propagação) e danos (área queimada), com uma abordagem para as ações de comando e controle das agências durante as operações de combate às queimadas.
No lançamento da plataforma Painel do Fogo, também será anunciada a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).
Segundo a pasta, as atividades do Centro darão suporte ao policiamento preventivo, ao combate a crime organizado e tráfico de drogas, e aos agentes de segurança pública e defesa social, o que fortalecerá o monitoramento nas fronteiras.
Painel
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) oferece o serviço de rastreio do fogo a partir do agrupamento da ocorrência de focos em eventos individuais de queimadas e incêndios. Visando subsidiar o acionamento das equipes de combate ao fogo na Amazônia e no Pantanal, o Censipam desenvolveu o Painel do Fogo, combinando um gráfico de severidade com visualizador de mapas web para cruzar imagens de satélites óticos em tempo quase real com camadas territoriais.
A plataforma, desenvolvida de maneira integrada com órgãos de atuação direta em campo no combate às queimadas e aos incêndios, já está disponível para uso. Os diferenciais do Painel do Fogo são a abordagem de eventos individuais a partir de agrupamento de focos de calor, o uso de imagens de diferentes satélites de observação da terra em uma mesma ferramenta e a busca por informação em tempo quase real das detecções de fogo em cada evento.
A ferramenta foi disponibilizada, neste momento, considerando a importância da fase de validação e em virtude do ápice da temporada de incêndios. Em breve, no dia 8 de setembro de 2021, haverá o lançamento oficial do Painel do Fogo para apresentação das particularidades, bem como para detalhar o uso, a navegabilidade e os planos futuros.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário