Brasil
Governo Federal anuncia novo pente-fino no Bolsa Família, com foco em famílias unipessoais
Há suspeitas que entre 400 mil e 500 mil recebem o benefício de forma irregular.
O Bolsa Família vai passar por um novo pente-fino, semelhante que foi feito no início de 2023, com o objetivo de analisar a situação das famílias unipessoais. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a revisão nos cadastros será feita a partir de janeiro de 2025, abrangendo beneficiários que moram sozinhos e têm entre 18 anos e 49 anos.
Segundo a pasta, este grupo representa um universo de 1,3 milhão dos quatro milhões de beneficiários que vivem sozinhos. Há suspeitas que entre 400 mil e 500 mil recebem o benefício de forma irregular.
Os pagamentos serão suspensos e cancelados no decorrer da revisão. A economia estimada, considerando dados anualizados, ficará na casa de R$ 4 bilhões, disse um integrante do governo.
Entenda
Para técnicos do MDS, o contingente de 1,3 milhão na faixa etária entre 18 anos e 49 anos é elevado, considerando o perfil do público beneficiado pelo programa. Ou essas pessoas têm problemas sérios de saúde ou vivem em situação de vulnerabilidade, explicou a fonte.
No início de 2023, o MDS realizou um pente-fino no Bolsa Família e suspendeu o pagamento para 1,8 milhão de famílias unipessoais que recebiam o benefício indevidamente. Segundo o ministério, entre novembro de 2021 e julho de 2022, período pré-eleitoral em que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou a reeleição, foram incluídos no programa 2,4 milhões de beneficiários com perfil unipessoal, totalizando 5,8 milhões em dezembro de 2022.
Além do pente-fino, será editada uma portaria para exigir a visita do assistente social aos domicílios dos novos beneficiários unipessoais para avaliar as condições da família. O cadastro nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de responsabilidade das prefeituras, não será suficiente.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário