Brasil
Governo federal anuncia distribuição de vacina brasileira contra dengue pelo SUS em 2026
O governo diz que passará a disponibilizar 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, com integração ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

O Ministério da Saúde anunciou uma vacina de dose única contra a dengue, de produção nacional, nesta terça (25), em evento no Palácio do Planalto. O imunizante será destinado para toda a faixa etária de 2 a 59 anos.
O governo diz que passará a disponibilizar 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, com integração ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Já há pedido de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Toda produção ocorrerá no Brasil. Com investimento total de R$ 1,6 bilhão, vacina será integrada ao PDIL (Programa de Desenvolvimento e Inovação Local), do Ministério da Saúde, com financiamento de R$ 100 milhões pelo BNDES.
Eficácia de 79,6% em casos de dengue sintomática e 89% em casos graves, diz governo. A vacina brasileira é tetravalente —atua contra os quatro sorotipos da dengue.
Hoje a vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) é para crianças e adolescentes de 10 a 14. O imunizante é a Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda.
A vacinação é um dos pontos em que a gestão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem sido criticada. Neste mês, o estado de São Paulo decretou emergência por dengue, após registrar 124 mil casos e 113 mortes em 2025.
“Não se trata de dar uma resposta para este momento. Mas, se agora a gente não fizer, não tem [vacina] no ano que vem, é óbvio, nem vai ter futuro no país”, disse Nísia Trindade, ministra da Saúde
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário