Brasil
Governo brasileiro envia militares para combater incêndios na Bolívia em área de fronteira
A missão terá duração de 6 a 17 de setembro de 2024. Foram enviados 37 agentes militares da Força Nacional de Segurança Pública.
O governo brasileiro enviou militares da Força Nacional de Segurança Pública para missão brasileira humanitária na Bolívia devido aos incêndios florestais que atingiram a fronteira do país. A operação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e chefiada por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
A missão terá duração de 6 a 17 de setembro de 2024. Foram enviados 37 agentes militares da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), e 25 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Por atingirem a faixa da fronteira, os incêndios ameaçam o Pantanal brasileiro. De acordo com o Itamaraty, por isso, a missão tem tanto o objetivo de ajudar a Bolívia a combater o fogo em seu território, como evitar que novos focos atinjam o Brasil. Estão previstas sobrevoos e análises de mapas de satélite para identificar os focos de incêndio ao longo da faixa de fronteira com os Estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
O grupo irá somar às forças bolivianas constituindo um comando conjunto baseado na cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz. Os militares irão atuar em colaboração com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário