Brasil
Golpistas enviam SMS falso pedindo Pix em troca de liberação de produtos retidos
“Armadilha”: Correios publicam alerta sobre o novo golpe do Pix usando o nome do órgão.
Mais uma modalidade de golpe do Pix para ficar atento. Agora, criminosos estão disparando mensagens (SMS) em nome dos Correios para roubar as vítimas.
No SMS, eles afirmam que um produto supostamente comprado pela internet teria sido retido na fiscalização aduaneira, em seguida, enviam um link para que a vítima faça uma transferência para liberar o produto.
“Golpistas estão se passando pelos Correios através de SMS falsos! Se você costuma fazer compras online e recebe mensagens sobre taxas de alfândega, fique alerta! Essas mensagens são fraudulentas, enviadas de sites não oficiais”, diz publicação dos Correios em sua conta do Instagram.
Segundo apurado pelo Olhar Digital, as mensagens são enviadas da seguinte maneira:
“CORREIOS: Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegária”. Em seguida, o SMS traz o link de um site fraudulento.
Assim como ocorre em outros golpes, os criminosos usam um site semelhante ao dos Correios, o que confunde ainda mais as vítimas, que, muitas vezes, acabam sendo induzidas a fazerem o Pix.
Em seguida, o site falso ainda disponibiliza que a pessoa verifique o status do pedido sem precisar do código de rastreio.
O golpe continua quando, ainda na página, a vítima acessa uma tela de pagamento que pede dados pessoais, como nome completo, CPF, e-mail e telefone. Em seguida, um QR Code aparece na tela para que a vítima efetue o pix.
“Não clique em links suspeitos! Eles direcionam para páginas falsas onde pedem pagamentos via Pix. Proteja-se: utilize o aplicativo oficial dos Correios para verificar status de encomendas e taxas. Assim, você evita ser vítima desses golpes e protege seu dinheiro. Não caia nessa armadilha!”, alertaram os Correios.
Nesta quinta-feira (26), o órgão publicou, nas redes sociais, um vídeo alertando sobre o golpe.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário