Brasil
Golpistas aproveitam ‘taxa das blusinhas’ de compras online para aplicar nova fraude por SMS
Mensagens de texto podem chegar via SMS, e-mail ou WhatsApp. O conteúdo diz que um pacote foi taxado e aguarda pagamento para retirada.
Golpistas aproveitam a nova “taxação das blusinhas”, taxa alfandegária de compras no exterior de até U$ 50 que começa a valer oficialmente nesta quinta-feita (1º), para aplicar um novo golpe.
Mensagens de texto podem chegar via SMS, e-mail ou WhatsApp. O conteúdo diz que um pacote foi taxado e aguarda pagamento para retirada.
Usuários relatando golpes nas redes sociais. Embora o imposto tenha começado a ser cobrado oficialmente hoje, dia 1º de agosto, bolsas de pessoas contaram nas redes sociais que receberam mensagens fraudulentas já a partir do momento em que a nova taxa foi sancionada, no dia 27 de junho.
“Chegou a minha vez de receber o link do golpe da alfandega… mandaram o link tão logo pacote chegou na fiscalização. Parece que há uma quadrilha infiltrada. Incrível como todos que estão esperando encomenda receba esse link malicioso por SMS. pic.twitter.com/RUZzhYQjwe”, disse Bia Kunze (@garotasemfio).
Site golpista tem identidade visual semelhante à página dos Correios
Ao acessar o link enviado por SMS, como Pedidocorreios.online e carregar.me, o usuário é redirecionado para uma página semelhante a dos correios, mas que, na verdade, é um pishing (ataque que tenta roubar dinheiro ou senhas em sites que fingem ser legítimos).
Os Correios alertam para mensagens falsas que usam o nome e a marca da empresa de forma indevida
A empresa deu dica aos usuários para não cair em golpes. Empresa alerta que, o ideal é que os clientes baixem o aplicativo oficial dos Correios para acompanhar suas entregas. No app, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços.
“A entrega de encomendas importadas não é exclusividade dos Correios e pode ser realizada por outros operadores logísticos. Para remessas internacionais recebidas por via postal, o pagamento dos tributos deve ser realizado somente pelo site dos Correios, no ambiente Minhas Importações dos Correios”, diz a Nota dos Correios.
O tributo será recolhido no momento da compra nas plataformas que aderiram ao programa Remessa Conforme da Receita Federal. Empresas como Shein, AliExpress, Amazon, Mercado Livre e Shopee aderiram ao programa.
Os Correios avisam por meio de SMS no caso de compras realizadas em plataformas que não aderiram ao programa e para clientes cadastrados no ambiente Minhas Importações dos Correios, ou via carta para os demais destinatários de encomenda internacional. O aviso de eventual recolhimento de tributos também fica disponível no rastreamento da encomenda, no site dos Correios, ou no Aplicativo Correios.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário