Brasil
Febraban faz alerta sobre golpes envolvendo doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul
Entidade orienta que pessoas confiram com atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem vai receber o dinheiro, ao fazerem transferências usando chaves Pix.
A ação de criminosos — que se aproveitam da solidariedade da população nas doações às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul — levou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a emitir um alerta contra golpes. A entidade chama a atenção dos cidadãos para que confiram com atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem vai receber o dinheiro, quando fizerem uma doação por transferência bancária, usando uma chave Pix.
Outro golpe é aplicado por meio de links falsos — enviados por e-mail ou aplicativo de mensagens — e de engenharia social, que enganam o cidadão para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para contas de golpistas.
“Muitos criminosos estão aproveitando o momento de comoção pública para criar chaves Pix e pedir dinheiro para sua própria conta. Quando for doar, confira o nome do beneficiário, empresa ou ONG e esteja certo se eles estão realmente fazendo campanhas de ajuda às vítimas. Também é muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Ainda de acordo com a Febraban, já foram contabilizados R$ 20 milhões em doações diretas da Febraban e dos bancos — Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa — para auxiliar no socorro aos moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas inundações no estado.
“Os bancos também têm parcerias com entidades civis locais e estão mobilizando clientes e funcionários para doações às vítimas”, informou a entidade.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário