Conecte-se conosco

Brasil

Fake News: Tribunal de Contas da União aceita denúncia contra a ‘Capitã Cloroquina’

Mayra Pinheiro defendia o tratamento de remédios sem eficácia no combate à Covid e atacava a vacinação contra a doença

Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde – Foto: Anderson Riedel/PR

O ministro Benjamin Zymler, do TCU (Tribunal de Contas da União), será o relator de ação protocolada pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que pediu abertura de processo para investigar publicações feitas em redes sociais pela ex-secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, com ataques à campanha de vacinação e em defesa de tratamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19. As informações são do UOL.

Conhecida como “Capitã Cloroquina”, ela se notabilizou como defensora do tratamento precoce durante a pandemia e foi alvo de pedido de indiciamento pela CPI da Covid por prevaricação e suposto crime contra a humanidade cometido durante o colapso do sistema de saúde pública em Manaus, em janeiro de 2021.

“A divulgação de notícias falsas sobre medicamentos por parte de autoridades públicas é um dos graves problemas que comprometem o tratamento e o enfrentamento da pandemia, ademais de custar vidas e a saúde de milhões de brasileiros e brasileiras”, diz Padilha na ação.

A defesa de Mayra afirmou desconhecer o conteúdo da decisão do TCU. “Sabe-se, porém, que a doutora Mayra Pinheiro é uma servidora exemplar que cumpre integralmente o código de ética médica e observa em todas as suas ações integralmente os princípios da probidade e da moralidade administrativa no exercício de seu cargo no âmbito do Poder Executivo”, afirmou.

 


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − nove =