Conecte-se conosco

Brasil

Exército Brasileiro faz operação para fortalecer a segurança nas fronteiras da Amazônia Ocidental

As atividades abrangem os estados do Acre e Rondônia, além da fronteira com a Bolívia.

exercito-brasileiro-faz-operac

O Exército Brasileiro, por meio de seus Comandos e Unidades na Amazônia Ocidental, intensificou as ações de combate aos ilícitos transfronteiriços na região, com o início da Operação Curaretinga I. As atividades abrangem os estados do Acre e Rondônia, além da fronteira com a Bolívia, e contam com a participação de diversas forças de segurança.

No Acre, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em cooperação com o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) e a Polícia Militar do Estado, executa patrulhas e estabelece Pontos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFlu) desde 15 de janeiro.

Em Rondônia e no Acre, o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva mobilizou o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), no município de Humaitá para integrar a operação. A ação conjunta envolve outras unidades do Exército, o GEFRON Acre, as Polícias Militares de Rondônia e do Acre, a Polícia Federal e a Receita Federal, concentrando esforços em pontos de bloqueio e patrulhamentos terrestres e fluviais na região da Ponta do Abunã, com o emprego de 59 militares do 54º BIS.

A Operação Curaretinga I também abrange a fronteira com a Bolívia, onde o Exército Brasileiro atua em colaboração com a Armada Boliviana. As atividades conjuntas nas pontes fronteiriças entre Epitaciolândia (Brasil) e Cobija (Bolívia), e entre Plácido de Castro (Brasil) e Vila Evo Morales (Bolívia), incluem reconhecimentos de fronteira, ações de pequenas frações balizadas pelos marcos de fronteira e o estabelecimento de postos de bloqueio e patrulhamento, com o objetivo de fortalecer a segurança nas áreas de entrada dos dois países.

A Operação Curaretinga I demonstra o esforço conjunto das forças de segurança para garantir a soberania nacional e a proteção da região amazônica.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 3 =