Conecte-se conosco

Brasil

São Paulo é a única cidade brasileira em lista com as melhores vias do mundo para pedalar, diz estudo

Metrópole aparece no ranking Bicycle Cities Index que analisa as condições para andar de bicicleta em 90 cidades em todo o planeta.

Totem registra o número de bicicletas que passaram pela ciclovia da Avenida Faria Lima, em São Paulo. (Foto: Agência Estado)

São Paulo aparece em 76º lugar em um ranking de 90 países que analisa quais cidades pelo mundo têm as melhores condições de circulação para os ciclistas.

No topo dessa lista, que partiu do estudo Bicycle Cities Index da empresa de seguro Luko, está Utrecht, na Holanda, seguida de Münster, na Alemanha, e Antuérpia, na Bélgica. Amsterdã, conhecida como a capital mundial das bicicletas, aparece em 5º lugar

Segundo o documento, que não deseja refletir as melhores e piores cidades para andar de bicicleta, cada destino foi selecionado por sua “disposição de investir e trabalhar em iniciativas para melhorar a infraestrutura e a segurança cicloviária”.

Cada cidade foi avaliada com uma pontuação que poderia variar até 100 e entre os critérios estavam segurança, fatalidade, infraestrutura como extensão das ciclovias e e estações de compartilhamento de bikes, número de acidentes, quantidade de lojas de bike, participação em eventos como “No Car Day”, entre outros.

Enquanto o primeiro lugar alcança uma pontuação de 77,84, São Paulo tem 24,81 pontos. A América Latina também é representada por Santiago (58º), no Chile, Buenos Aires (83º lugar), na Argentina, e Bogotá, Cali e Medellín, na Colômbia (81º, 82º e 89º).

“Decidimos investigar quais cidades ao redor do mundo estão melhorando suas condições gerais de ciclismo, além de incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte saudável e sustentável”, diz o estudo, que também levou em consideração as condições climáticas, ao determinar a média de horas de sol, milímetros de chuva e número de dias de clima extremo para traçar uma imagem geral do clima em cada cidade.

Confira o top 10 da Bicycle Cities Index 2022:
Utrecht – Holanda
Münster – Alemanha
Antuérpia – Bélgica
Copenhague – Dinamarca
Amsterdã – Holanda
Malmö – Suécia
Hangzhou – China
Bern – Suíça
Bremen – Alemanha
Hannover – Alemanha


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − três =