Conecte-se conosco

Brasil

Dificuldades de fazer o Censo adiam pesquisas de emprego do IBGE

A dificuldade para concluir a coleta de informações do Censo 2022, vai atrasar a divulgação da Pnad Contínua.

O IBGE adiou a divulgação de outras pesquisas. (Foto: Evandro Leal / Agência Enquadrar)

Com dificuldade para concluir a coleta de informações para elaboração do Censo Demográfico de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai atrasar a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), nos recortes mensal e trimestral. O adiamento chega a 28 dias.

A autarquia informou que parte dos recursos usados no Censo estão sendo remanejados para o próximo ano, ao mesmo tempo que novas estratégias para concluir a pesquisa estão sendo desenhadas.

Pelo novo calendário, a Pnad Contínua mensal relativa trimestre móvel dos meses de setembro a novembro deste ano, inicialmente prevista para ser divulgada em 28 de dezembro, foi transferida para 19 de janeiro do ano que vem.

Já o levantamento relativo ao trimestre móvel de outubro a dezembro passa de 31 de janeiro para 28 de fevereiro de 2023, enquanto a referente ao quatro trimestre des ano, que ocorreria em 15 de fevereiro, vai também para o dia 28 do mesmo mês.

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já havia informado que não conseguiria concluir o Censo neste ano, anunciando que a data para terminar a pesquisa foi estendida deste mês de dezembro para janeiro de 2023.

A mudança é consequência da dificuldade que o IBGE vem enfrentando devido à falta de recenseadores e também do número de moradores que tem se recusado a responder à pesquisa. Até o último dia 5, cerca de 80% da população foram recenseados.

Em 2010, quando foi realizado o último Censo, o recenseamento estava concluído nesta data.

As informações são do site Extra.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 6 =