Brasil
Dia da Terra: missionário italiano defende que cuidar da Amazônia é cuidar da humanidade
Frei Paolo Braghini destacou como o progressivo empobrecimento da região amazônica está causando danos gravíssimos, em primeiro lugar, às pessoas que ali vivem, mas também a todo o planeta.
“Quando nós não cuidamos da terra, da Amazônia, que é uma parte muito importante do planeta Terra, da nossa Mãe, estamos maltratando a nossa Mãe e todos nós, porque as consequências são graves – como aquelas das mudanças climáticas que vemos em todos os lugares. E nós, com os povos indígenas da Amazônia, sentimos todos dias na pele essas mudanças e consequências graves. Realmente, não cuidar da Amazônia é não cuidar da humanidade.”
A declaração é do Frei Paolo Braghini, durante participação da Aldeia pela Terra, evento de caráter anual na Villa Borghese em Roma realizado nesse domingo. A manifestação de 4 dias reuniu mais 300 associações que promoveram cerca de 600 iniciativas visando a proteção do planeta e ampliar a conscientização sobre o 54° Dia da Terra comemorado nesta segunda-feira, 22 de abril.
Ele trouxe para a Itália a sua experiência junto aos povos amazônicos que a cada dia veem a sua extensão de terra diminuir devido à exploração indiscriminada da madeira e dos recursos naturais do subsolo. Através de um debate público, o missionário italiano destacou como o progressivo empobrecimento da região está causando danos gravíssimos, em primeiro lugar, às pessoas que ali vivem, mas também a todo o planeta.
“Nós, frades capuchinhos, vivemos há anos junto com 4 povos indígenas, num território muito grande, no coração da Amazônia. Os problemas que enfrentamos diariamente são a diminuição dos peixes – principal alimento para eles; a diminuição da água – o rio está secando e no ano passado vivemos uma seca impressionante diminuindo inclusive as espécies de peixes e de animais, alterando o equilíbrio natural pela falta de água todos os dias; e a diminuição da madeira, não estamos em uma área de grande desmatamento, mas eles já invadem para extrair madeira ou até mesmo minerais, o que tem consequências muito sérias, pois a madeira preciosa para eles é a vida com a qual constroem a casa, a canoa para pescar enquanto eles estão extraindo clandestinamente a madeira para vendê-la.”
“Os povos indígenas há milênios cuidam da natureza, sabendo que a natureza cuida deles, é realmente um receber e dar com o constante e diário com a natureza.”
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário