Brasil
Dia da Amazônia: país tem mais de 100 atividades comemorativas; conheça algumas
Virada Cultural Amazônia de Pé 2024 oferece atividades para “pessoas de todos os biomas” para fomentar a discussão sobre a região
O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, será celebrado este ano em diversos estados Brasil, com atividades culturais como rodas de conversa, oficinas e feiras. A iniciativa é liderada pelo Movimento Amazônia de Pé, organização que busca garantir os “direitos dos povos da Amazônia e a preservação do território”. Só no Rio de Janeiro, serão 24 atividades. A programação completa foi divulgada nas redes sociais do movimento.
As atividades continuarão até o domingo, dia 8. Segundo a organização, a Virada Cultural Amazônia de Pé 2024 será “o meio de unir pessoas, iniciar diálogos, sentir e transformar”. Por isso, pessoas “de todos os biomas” foram convidadas a cadastrar atividades culturais. Um mapa de ações foi divulgado para localizar as principais iniciativas, com datas, endereços, horários e outras informações relevantes:
“Brasileiros e brasileiras de todos os cantos precisam somar forças com a luta dos povos ancestrais e levar o debate sobre Amazônia e clima para redes, praças, ruas e rios de todo o país! Afinal, o que acontece na Amazônia não fica na Amazônia. E nós somos a última geração que ainda pode fazer algo para salvar a floresta”, afirmam.
O Dia da Amazônia é celebrado “para chamar a atenção para a necessidade de preservação da floresta” desde 2007. A data faz referência à criação da Província do Amazonas, em 1850, pelo imperador Dom Pedro II.
Já o movimento Amazônia de Pé se mobiliza para coletar de assinatura e levar o projeto de Lei Amazônia de Pé ao Congresso Nacional. O PL, segundo a organização, quer “proteger as florestas públicas da Amazônia e quem mais sabe como protegê-la: povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pequenos extrativistas e unidades de conservação”.
Segundo informações da ONG, o projeto de lei conta com 200 mil assinaturas “brasileiros de várias regiões do país”, além do apoio de mais de 200 organizações da sociedade civil entre “representantes dos movimentos indígena, extrativista, ribeirinho, quilombola e da reforma agrária”.
As atividades da Virada Cultural Amazônia de Pé 2024 também visam coletar assinaturas em diversos pontos do Brasil.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário