Brasil
Cresce número de casos de dengue notificados ao Ministério da Saúde
Entre 29 de dezembro e 1º de fevereiro, foram registradas 94.149 notificações, 19% mais do que o mesmo período do ano anterior
O número de casos prováveis de dengue – notificados pelos Estados ao Ministério da Saúde – cresceu 19% nas cinco primeiras semanas deste ano, em relação ao mesmo período de 2019. É o que mostra o mais recente boletim epidemiológico da pasta.
Entre 29 de dezembro e 1º de fevereiro, foram registradas 94.149 notificações, contra 79.131 no ano anterior.
De acordo com a BBC Brasil, pelo menos 14 pessoas morreram por dengue no país este ano.
Com uma previsão de aumento considerável de casos em 2020, alguns municípios e Estados pelo país decretaram alerta para uma epidemia de dengue. Acre, Mato Grosso do Sul e Paraná são os Estados que já apresentam taxa superior a 200 casos por 100 mil habitantes.
Em fevereiro do ano passado, o Ministério da Saúde apontou que o Paraná tinha 14 doentes por 100 mil habitantes; já hoje, esse número chega a 220,7 — alta de 1.471% na incidência na comparação entre boletins dos dois períodos. Só na última semana, foram 8,2 mil novos doentes.
Há quatro sorotipos da doença e uma pessoa pode ter todos eles, mas uma vez infectada por um deles, fica imune para este tipo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário