Brasil
Concurso Nacional Unificado: resultado dos pedidos de isenção será divulgado na segunda-feira
Prazo geral para se inscrever no maior certame do país terminará dia 9 de fevereiro
Na próxima segunda-feira (dia 29), será divulgado o resultado parcial referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Concurso Nacional Unificado. Os interessados que preencherem algum dos requisitos estabelecidos em edital poderão ficar isentos do pagamento da taxa de R$ 60, para os cargos de nível médio, ou de R$ 90, para as funções que exigem formação superior.
Em caso de negativa do pedido, os candidato que quiserem recorrer da decisão terão até terça-feira (dia 30) para fazê-lo. A análise do recurso será feita até o dia 5 de fevereiro, e a publicação do resultado final será no dia 6 de fevereiro.
Fim do período de isenção
Nesta sexta-feira (dia 26) se encerrará o período para solicitar isenção na inscrição do Concurso Nacional Unificado. O “Enem dos Concursos”, como a seleção ficou popularmente conhecida, tem 6.640 vagas — sendo 692 para nível médio e 5.948 para ensino superior — distribuídas em oito blocos temáticos. O prazo geral para se inscrever terminará no dia 9 de fevereiro.
Estarão isentos os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), bem como os que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de candidatos que realizaram transplante de medula óssea.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o candidato que prestar informação falsa sobre a isenção estará sujeito a cancelamento da inscrição e exclusão do certame. Se a falsidade for constatada após a homologação dos resultados, o candidato poderá ser excluído da lista de aprovados ou ter o ato de nomeação declarado nulo.
O prazo para o candidato receber resposta se teve ou não a isenção aceita é de três dias úteis, contando a partir do dia útil seguinte ao da inscrição. Há também espaço para contestação e recursos, no caso de indeferimento. Todo esse processo ocorre de forma virtual e automatizada, no ambiente online de inscrições.
Pedido de isenção
Pedro Assumpção Alves, especialista do MGI, explica que candidatos aptos a solicitar isenção da taxa contam com espaço, no ambiente do formulário on-line de inscrição, para anexar arquivos os quais comprovem a condição que garante a dispensa do pagamento. O requerente deve anexar os comprovantes no momento da inscrição.
Os editais dos oito bloco temáticos estabelecem que somente serão aceitos documentos no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.
— Não serão considerados válidos documentos apresentados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas, mesmo que estejam em conformidade com o estabelecido neste Edital — destaca.
Também poderão ser utilizadas bases de dados nacionais para verificar se o candidato está efetivamente apto à isenção, como os cadastros de integrantes do CadÚnico e o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
A Fundação Cesgranrio, que é a empresa aplicadora das provas, também vai consultar o órgão gestor do CadÚnico, do Prouni e do Fies para verificar a conformidade da condição de isenção apresentada pelo candidato.
Já os doadores de medula óssea deverão anexar o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, emitido pelo INCA, ou laudo emitido por médico inscrito no Conselho Regional de Medicina.
Inscrição
Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo, desde que estejam no mesmo bloco temático. A prova será realizada no dia 5 de maio e contará com avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
Para se candidatar, os interessados deverão acessar a plataforma Gov.br. A prova será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas os estados e, também, no Distrito Federal.
A banca escolhida para organizar o concurso (Cesgranrio) realizou, em 2021, o maior concurso do país, com 1,6 milhão de candidatos, para o Banco do Brasil (BB). A expectativa para o ‘Enem dos Concursos’, de acordo com o governo federal, é de dois a três milhões de participantes.
As informações são do Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário